Professor dá últimas dicas a estudantes antes do Enem
Jornal do Brasil
O momento é de relaxamento, poucos minutos antes da abertura dos portões para as provas do Enem. No entanto, o professor Márcio Antonio Barbosa, de 52 anos, aproveita estes instantes finais para acertar os últimos detalhes junto aos alunos. Com uma prancheta gigante, ele dá as dicas na porta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, um dos locais de maior número de candidatos no estado. São quase 409 mil inscritos no Rio de Janeiro.
Em todo o país, são 5.791.290 estudantes brasileiros que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país.
Serão 180 questões e uma redação para serem resolvidas em 10 horas de prova. O tempo é considerado insuficiente pelos alunos. No sábado, são quatro horas e meia para 90 questões. Já no domingo, cinco horas e meia para o aluno resolver 90 questões e a redação.
Histórico
Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.
No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional.
Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é que todos os candidatos cheguem ao local das provas até as 12h. Os alunos devem ficar atentos ao relógio nos estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão. O MEC orienta o candidato a verificar, com antecedência, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o local de prova. Também é importante conhecer o trajeto até o local antes do dia do exame.
No sábado, primeiro dia de provas do Enem, os participantes terão quatro horas e meia para responder a todas as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
No domingo, o tempo é estendido em uma hora. Com isso, os inscritos terão cinco horas e meia para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.
Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com