Pesquisar aqui

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO : Escolas estaduais recebem professores nomeados


Por: Elisa Junges

Até o dia 5 de novembro a região de Pelotas será reforçada com 94 professores aprovados no concurso do magistério realizado em abril deste ano. A nomeação tenta contornar a falta desses profissionais na rede estadual de ensino. Segundo a diretora do Departamento de Recursos Humanos da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marileia Leitzke, são cinco lotes de aprovados. Espera-se que até janeiro de 2013 todos já tenham sido empossados.

As nomeações devem resolver problemas em salas de aula. Desde o dia 16 de outubro a diretoria da Escola Estadual de Ensino Fundamental Incompleto São Vicente de Paulo, por exemplo, assumiu as aulas do 2ª ano por causa da aposentadoria de uma professora. Situação parecida aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, quando a docente de química pediu licença. Mas ao contrário do primeiro caso, os alunos ficaram sem aulas dessa disciplina algumas vezes. 

Casos como esses não são raros. Por isso, o governo do Estado beneficiará escolas da rede estadual com a nomeação de 1,2 mil professores e 93 cotistas. Entre terça-feira (30) e quarta (31), em Porto Alegre, acontece um mutirão que agiliza o processo de nomeação desses profissionais. 

Expectativa para o próximo ano letivo
O diretor da Escola Nossa Senhora de Lourdes, Alder Castagno, afirma que a expectativa com a vinda dos novos professores é grande, já que a maior preocupação é que o próximo ano letivo comece com tranquilidade. 

A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter, Mara Rosana Foltz, revela que a nomeação pode ser uma situação desagradável. “Nós, como categoria, lutamos para que haja mais professores nomeados, já que eles criam um vínculo maior com a instituição, mas há uma certa ansiedade. Nós temos professores contratados que trabalham conosco há muito tempo e correm o risco de serem substituídos.” Mas ela admite a necessidade. Entre maio e julho deste ano os alunos ficaram sem aulas de português, em função da saída de uma titular.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."