Pesquisar aqui

domingo, 24 de março de 2013

Cientista faz alerta sobre a qualidade do ar dos municípios


Consultor defende a necessidade de monitoramento em Canoas e cidades vizinhas

Igor Müller

Canoas  - Espremida entre uma refinaria de petróleo e a Capital do Estado e cortada de ponta a ponta por uma das mais movimentadas – e congestionadas – rodovias do Brasil, a cidade precisa ficar de olho no ar que seus habitantes respiram para, no futuro, não virar uma sufocante miniatura de São Paulo. O alerta é do cientista espanhol Xavier Querol, consultor da União Europeia para controles atmosféricos e pesquisador de grupos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). Ele ministrou um seminário sobre a busca pela qualidade do ar urbano no Unilasalle e defendeu que este tipo de questão seja tratada de forma prioritária, e integrada pelos municípios da região metropolitana. 
Querol

Em entrevista ao DC, o especialista sugeriu também uma atenção especial para o transporte coletivo, ampliando o sistema de trem e modernizando os ônibus, que podem ser bem menos poluentes. 

“Precisamos de um transporte rápido, econômico e confortável para que as pessoas utilizem cada vez mais no deslocamento entre uma cidade e outra, reduzindo o número de automóveis nas estradas”, sugere Querol.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."