Nesta quinta-feira, 28, completa dez anos da declaração do Arroio Pelotas como Patrimônio Cultural do RS.
Para marcar os dez anos da declaração do Arroio Pelotas como Patrimônio Cultural do Estado, a prefeitura promove, nesta quinta-feira, 28, diversas ações a fim de aproximar a população de um dos mais importantes cursos d’água da região.
A lei criada em 28 de março de 2003 pelo então deputado estadual Bernardo de Souza evidencia a importância histórica, econômica, turística e ambiental do Arroio.
O ponto alto da programação será a visitação às charqueadas e passeios de barco pelo Arroio Pelotas, que estarão disponíveis à população de forma gratuita (confira a programação).
O prefeito Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas, acompanhados por secretários do Município e demais agentes municipais, estarão envolvidos nas homenagens.
Às 13h30 os gestores irão conferir as placas de sinalização turística instaladas nos dois sentidos da ponte da Avenida Adolfo Fetter sobre o Arroio Pelotas.
Em seguida, participam do passeio de barco pelo Arroio acompanhados pelas três alunas, do segundo ano do Ensino Fundamental, sorteadas no evento do Dia Mundial da Água.
Ratificando a importância desse patrimônio natural, o prefeito assinará um decreto instituindo 2013 o ano do Arroio Pelotas. “Pretendemos iniciar diversas ações de preservação e valorização, tendo como ponto de partida o I Fórum Socioambiental do Município, que terá o Arroio como tema principal”.
A vice-prefeita Paula Mascarenhas afirmou que a prefeitura planeja viabilizar o acesso da população ao Arroio Pelotas através da criação de parques públicos com mirantes para observação da fauna e flora, museu e áreas de esporte e lazer. “A ideia é criar acessos públicos ao Arroio Pelotas para lazer e atividades de estudo e preservação”.
Cronograma de passeios:
- Charqueada Boa Vista - passeio de barco + visita à sede e vídeo: quatro grupos de 21 pessoas. Saídas às 14, 15, 16 e 17 horas;
- Charqueada São João - passeio de barco + visita à sede: quatro grupos de 13 pessoas. Saídas às 14, 15, 16 e 17 horas;
- Charqueada Costa do Abolengo - visitação das 14 às 16 horas;
- Charqueada Santa Rita visita ao Museu do Charque - das 14 às 16 horas.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM