Pesquisar aqui

quarta-feira, 27 de março de 2013

INCÊNDIO NO TAIM


Incêndio atinge reserva ecológica do Taim, no Sul do Estado
Área é de difícil acesso e aeronaves são usadas no combate às chamas

Um incêndio atinge nesta quarta-feira a reserva ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul. O local é de difícil acesso e há dificuldades para combater as chamas. "É uma área inacessível, bem no meio do banhado. O fogo está se alastrando, há uma coluna de fumaça muito alta", descreveu o chefe da estação ecológica do Taim, Henrique Horn Ilha.

Ainda não é possível estimar o tamanho da região afetada. Um foco de incêndio foi detectado ainda na terça-feira. Segundo Ilha, dois aviões agrícolas de pequeno porte estão auxiliando nos trabalhos. "Agora vamos poder começar a jogar água nas chamas, porque só se chega ao local com aeronave", explicou.

Outros dois aviões, maiores, de propriedade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do Taim, serão deslocados para dar apoio ao combate às chamas.

Segundo o coordenador de emergências ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, o incêndio no local pode ter sido provocado por raios. Ele também disse que a estratégia para apagar as chamas deverá ser pelos arroios. “O problema é que o fogo ainda está distante dos arroios, cerca de quatro quilômetros. Vamos esperar chegar mais perto e ver qual técnica será melhor para controlá-lo. Pode ser pelo combate direto com motobombas utilizando a água do arroio ou colocando fogo na borda do arroio para que se encontre com o incêndio”, comentou.

A reserva do Taim fica no extremo sul do Estado e ocupa uma área de cerca de 34 mil hectares – parte no município de Santa Vitória do Palmar e parte em Rio Grande. A finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. As espécies de animais abrigadas incluem capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachãs e garças-vaqueiras, entre outras. 

Com informações da repórter Camila Kila



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."