Mau tempo que atinge o Estado e deve se intensificar nesta segunda-feira
Granizo e vendaval já causaram estragos em regiões gaúchas neste domingo
O domingo dos gaúchos foi marcado por temporais isolados com chuva forte, vento e granizo em várias regiões do Rio Grande do Sul. Mas, a Metsul Meteorologia alerta que o o pior deve vir nesta segunda-feira. Centro de baixa pressão profundo se intensifica e reforça a instabilidade.
O dia também terá o ingresso de ar muito quente no começo nas primeiras horas, enquanto ar mais frio começará a avançar pelo Oeste. O encontro das massas de ar radicalmente distintas sob atmosfera de pressão bastante baixa criará cenário crítico e perigoso que será propício à chuva forte a torrencial e temporais. A Metsul também não descarta o risco de vendaval e granizo.
Estragos
A instabilidade que tomou conta do Estado neste domingo foi suficiente para causar estragos em diferentes regiões. Em Caxias do Sul, Gramado e Nova Petrópolis caiu granizo. Em Nova Bréscia, o vendaval derrubou árvores. O pior ocorreu em Vacaria, onde temporal com fortes rajadas de vento de até 90 km/h provocou destelhamentos, danos em placas e coberturas, e queda de postes. A instabilidade resultou do ar quente e úmido com pressão atmosférica muito baixa na região, o que proporcionou a formação de nuvens carregadas de tormenta. Mas a notícia boa é que o tempo vai melhorando durante a semana criando um tempo mais ameno e chuvas mais fracas. Terça-feira o tempo melhora e o próximo fim de semana será de tempo bom, sem chuva e com sol.