Cientistas desenvolvem cinto de segurança que acorda motorista caso ele cochile ao volante
Um cinto de segurança que acorda o passageiro quando ele pega no sono ao volante está sendo desenvolvido por cientistas.
O dispositivo mede a frequência cardíaca do motorista e sua respiração, através de um sistema de sensores de malha na tampa do cinto de segurança e no assento. Se as taxas caírem muito, um alarme de aviso é acionado.
José Solaz, do Instituto de Biomecânica de Valência, Espanha, onde o dispositivo HARKEN está sendo desenvolvido, disse: “A variação na frequência cardíaca e respiratória são bons indicadores do estado do condutor quando eles estão relacionados à fadiga. HARKEN pode monitorar essas variáveis e, portanto, alertar o motorista antes de os sintomas aparecerem.”
Cinto de segurança está sendo desenvolvido com base na respiração e batimentos cardíacos do motorista. Ele promete alertar caso usuário cochile ao volante.
Os designers dizem que o sistema é inovador porque ele pode cancelar o movimento do carro. Os materiais usados são constituídos por uma combinação de fios e fibras com propriedades eléctricas, que são misturados com o material padrão do assento e do cinto. A equipe diz que o dispositivo de teste será “invisível para o usuário”.
De acordo com a Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes, acidentes envolvendo fadiga do condutor têm cerca de 50 por cento mais probabilidade de resultar em morte ou ferimentos graves, já que tendem a ser os impactos de alta velocidade, porque um motorista que dormiu não pode frear ou desviar para evitar ou reduzir o impacto.