Pesquisar aqui

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Saúde : Próteses de Silicone podem ser trocadas em Pelotas

Hospitais locais estão autorizados a trocar próteses de silicone
Por: Tânia Cabistany
taniac@diariopopular.com.br
 
Os quatro hospitais de Pelotas estão autorizados pelo Ministério da Saúde a realizarem cirurgia reparadora via Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes que tenham de substituir implante mamário de silicone das marcas PIP (francesa) e Rofil (holandesa). No entanto, não há dados oficiais quanto à existência de pessoas que estariam nessa situação na cidade. A Secretaria de Saúde não forneceu informação sobre o assunto, mas, conforme o cirurgião plástico Fernando Rocha, a estatística seria zero, pois não é habitual a utilização de próteses dessas marcas, muito menos em cirurgias pelo SUS.
“Todas próteses que colocamos aqui são de marcas tradicionais como a Silimed, que é nacional. Não usamos o que não conhecemos. Eu acho isso muito estranho, mal contado, até porque o SUS não fornece as próteses. Eu nunca coloquei uma prótese pelo SUS, nem para paciente de câncer”, disse, ao acrescentar que a burocracia é muito grande e por consequência, impeditiva. “Aqui não há ninguém para se queixar. Tenho certeza”, completa.

Rocha é professor das universidades Federal e Católica de Pelotas e há 25 anos realiza esse tipo de cirurgia. Faz uma média de dez ao mês, todas elas particulares. Segundo ele, juntamente com Samuel Neugebauer, responde por 99% dos implantes mamários de silicone realizados em Pelotas.


Orientação

A orientação do Ministério da Saúde é que o procedimento de troca das próteses seja realizado em princípio pelo serviço de referência onde o implante inicial ocorreu. Contudo, em caráter excepcional, os pacientes que estiverem distantes do médico ou do estabelecimento que realizaram o implante poderão procurar um dos 371 serviços de saúde no país que oferecem cirurgia de média ou alta complexidade. Ainda, qualquer unidade de saúde ou Centro de Especialidades do SUS para avaliação do implante e das condições de saúde do paciente e o devido encaminhamento à unidade que realizou o procedimento cirúrgico inicial.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."