Pesquisar aqui

quinta-feira, 8 de março de 2012

Investidores do pólo naval conhecem potencialidades da UCPel


Grupo de empresários do Vale do Aço de Minas Gerais esteve em Pelotas 

Na tarde desta quarta-feira (07), um grupo de empresários do Vale do Aço de Minas Gerais esteve em Pelotas para conhecer as potencialidades do município para o Pólo Naval e um dos focos foi a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Durante toda à tarde, 11 representantes de empresas ligadas à siderurgia visitaram instituições consideradas estratégicas para que suas empresas possam se desenvolver na região. Estiveram presentes na reunião os principais gestores administrativos da Universidade.

Um dos objetivos básicos desses investidores é buscar a inovação e uma das parcerias fundamentais nesse processo são as instituições de ensino. Em reunião, destacaram a Tríplice Hélice: academia, setor produtivo e poder público como elo importante ao desenvolvimento. A intenção de investimentos no Pólo Naval é relevante a esses empresários porque significa uma porta aberta ao investimento no setor de Petróleo e Gás.

Além de Pelotas, também visitaram outras cidades brasileiras, embora tenham demonstrado interesse em desenvolver seus empreendimentos na região Sul. A intenção é investir na montagem de navios e, para isso, buscam parcerias, principalmente nas Instituições de ensino como a UCPel, pela necessidade de apoio, mão-de-obra capacitada e prestação de serviços em gestão e áreas como engenharias, por exemplo.

Buscando a sintonia com o momento do setor naval na região, a Universidade criou uma comissão designada para tratar do assunto, a Comissão Especial do Pólo Naval. Áreas como Direito, Saúde, Política Social, Engenharias e Tecnologia devem integrar o grupo, liderado pelo professor Jairo Halpern, que também se fez presente na reunião.

O Reitor, Dr. José Carlos Bachettini Júnior, em sua fala, destacou a relevância da UCPel, não apenas em âmbito regional, mas como um das melhores do Brasil; colocou à disposição das empresas um relevante banco de dados organizado pelo Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (ITEPA) da Universidade; e se mostrou aberto à prestar apoio e a estabelecer parcerias, ressaltando a agilidade da Universidade para a elaboração de cursos voltados às necessidades do setor naval. Além disso, mencionou o crescimento da pesquisa acadêmica e a força da área da saúde da Universidade como possíveis contribuintes ao desenvolvimento desse setor.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."