IHS-iSuppli e Deutsche Bank dizem que concorrentes não alcançarão iPad.
Mesmo com preço mais alto, tecnologia fará aparelho vender mais.
O novo iPad usa o processador Apple A5X com
quatro núcleos (Foto: Divulgação)
|
Com o anúncio do novo iPad na quarta-feira (7), a Apple deve manter a liderança no mercado de tablets em 2012, afirmam analistas. Segundo a empresa de análise de mercado IHS-iSuppli e uma pesquisa do banco Deutsche Bank divulgada nesta quinta-feira (8), a Apple recuperará parte das vendas perdida para o Android no final de 2011 enquanto manterá a fatia de 60% do setor.
De acordo com a IHS-iSuppli, o iPad terá 61% do mercado em 2012, acima dos 57% fechados no final de 2011 e 1% abaixo da média anual do tablet durante todo o ano passado. A previsão da empresa é que sejam enviados às lojas 124 milhões de unidades do aparelho este ano, 90% acima dos 65 milhões enviados em 2011.
A IHS-iSuppli afirma que mesmo com uma redução de preços dos dispositivos com Android, e com a forte competição contra o Kindle Fire, da Amazon, a Apple não terá problemas com os concorrentes. "Os lucros da plataforma Android caíram 41% com a redução de preço para aumentar a competitividade. A Apple reteve 74% de participação nos lucros da venda do iPad mesmo com a queda nas vendas no último trimestre de 2011", diz o estudo.
O Deutsche Bank acredita que a Apple manterá liderança do mercado, forçando empresas rivais a buscar a mesma performance pelo mesmo preço. Além disso, desenvolvedores de aplicativos irão gostar do novo aparelho para criar jogos e programas com visual e desempenho ainda melhores.
As duas empresas afirmam que, por enquanto, tablets com o sistema operacional Windows 8 - que ainda não tem data de lançamento -, caso sejam lançados em 2012, não afetarão a liderança do iPad no mercado.
Novo iPad
A Apple anunciou na quarta-feira (7) o novo iPad em evento na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Na terceira geração, o tablet passa a contar com tela de alta definição e internet 4G (quarta geração), por meio da tecnologia LTE.
Nos EUA, os preços do novo iPad serão os mesmos do atual: US$ 500 pela versão de 16 GB; a 32 GB sai por US$ 600 e 64 GB, por US$ 700. Com 4G, os valores serão de US$ 630, US$ 730 e US$ 830, respectivamente. No encontro com a imprensa, a Apple mostrou o novo iPad funcionando com as redes 4G da Verizon e da AT&T, duas operadoras norte-americanas.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com