O Comitê Gestor esteve reunido na segunda-feira |
Por: Diego Queijo
Após uma semana inteira de debates, foi aprovado o Plano Municipal de Urgência e Emergência. Agora, as propostas serão encaminhadas para aprovação na Secretaria Estadual e no Ministério da Saúde. O Comitê Gestor da Rede Municipal de Atenção às Urgências e às Emergências esteve reunido na manhã de segunda-feira (5), no auditório do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde (SMS).
Uma das propostas mais importantes para o serviço em Pelotas e região é com relação à habilitação do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e da Santa Casa de Misericórdia como porta de entrada através do PSP. Se aprovada, as duas instituições poderiam contar com recursos mensais em torno de R$ 300 mil cada. Com isso, o HUSFP contaria com serviço de atendimento 24 horas de clínica, cirurgia e pediatria. Já a Santa Casa ficaria com o serviço de traumatologia. Outro item da proposta trata da abertura de cerca de 50 leitos distribuídos entre a Beneficência Portuguesa, a Santa Casa de Misericórdia, o HUSFP e o Hospital da Universidade Federal de Pelotas.
De acordo com a superintendente de gestão e planejamento da SMS, Patrícia Guerreiro, as medidas desafogariam o PSP, encaminhando as pessoas que aguardam por leitos. Na tarde de sexta, o Comitê esteve reunido com a câmara pré-hospitalar para conhecer a realidade das instituições participantes do atendimento, suas capacidades, equipamentos disponíveis e outras informações pertinentes para a elaboração de fluxos e protocolos de encaminhamentos dos pacientes aos hospitais.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com