Da Hora :
Mudanças , as vezes, dependendo de quem as deseja, podem ser traduzidas em busca de um lugar ao sol, mas para bronzear o próprio umbigo!
Quando a ansiedade vira transtorno
Pode chegar à obsessão!!!
As mudanças enfrentadas ao longo da existência - de casa, emprego, chefe, escola, namorado e marido - causam um desconforto em relação ao amanhã. Mas, quando queremos controlar o futuro, precisamos tomar cuidado para que isso não se torne obsessão. Se isso acontece, é possível que se desenvolva uma doença chamada de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
"A pessoa que tem TAG se caracteriza por apresentar uma intolerância aliada à incerteza em relação ao futuro", afirma o psiquiatra e mestre em neurociências e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), Geraldo Possendoro. Esse tipo de paciente sempre encontra uma razão para ficar ansioso, inquieto, cheio de preocupações e questionamentos acerca do que irá acontecer. Essa razão não precisa ser algo importante, como uma cirurgia. Pode ser um compromisso qualquer, como um encontro ou jantar de negócios.
A patologia também interfere no cotidiano das pessoas afetadas, através de dificuldades para dormir, tensão e decorrentes dores musculares, principalmente na região posterior do pescoço, nos ombros e na fronte.
Geraldo, que também é terapeuta, explica que a doença não é muito diagnosticada nos dias de hoje. "Eu acho que isso acontece porque vivemos numa era de ansiedade, com mudanças o tempo todo, e isso acaba fazendo com que se considere normal que a pessoa esteja sempre ansiosa".
Segundo ele, o paciente com TAG pode chegar ao consultório de um psiquiatra com apenas um sintoma aparentemente comum, e cabe ao médico investigar o comportamento apresentado. Um exemplo seria a pessoa que sente frequentes dores de cabeça e resolve procurar um neurologista, que descobre que tais dores são consequência de ansiedade e encaminha o caso para um psiquiatra. Esse psiquiatra deverá descobrir o porquê de tanta angústia.