Pesquisar aqui

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dostoiévski - O Sonho de Um Homem Ridículo


O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO

( NARRATIVA FANTÁSTICA )

( 1877 )

PRIMEIRO SOU UM HOMEM RIDÍCULO. 

Agora já quase me têm por louco. O que significaria ter ganho em consideração, se não continuasse sendo um homem ridículo. 

A princípio fazia-me sofrer muito a idéia de parecer ridículo. Não oparecê-lo, mas o sê-lo. 
Eu sempre fui ridículo, e eu já o sabia talvez desde quenasci. Talvez já aos sete anos eu me apercebesse perfeitamente de que eraridículo. Depois fui para a escola, e a seguir para a Universidade, mas... quantomais aprendia, mais obrigado me via a reconhecer a minha condição de criatura ridícula. De maneira que todos os meus estudos universitários não tinham outro objetivo senão o demonstrarem-me e explicarem-me a mim próprio, nas minhas meditações, que eu era um ser ridículo. E, na vida,acontecia-me o mesmo com a ciência. Todos os anos aumentava e se fortalecia em mim o conhecimento da minha condição ridícula, em todos os sentidos. Toda a gente se ria de mim. Mas ninguém sabia, nem suspeitava sequer, que, se existia no mundo um homem que soubesse melhor do que todos eles como eu era ridículo, esse homem era era eu próprio. E era precisamente isso o que mais me enraivecia: que não soubessem. Mas disso tinha eu a culpa.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."