F - 16 |
Os aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa já cumpriram, em 2012, mais três missões semelhantes àquela em que interceptaram, no domingo, uma aeronave ligeira, de dois lugares na região da Guarda.
Recorde-se que a Força Aérea Portuguesa foi alertada pelas autoridades espanholas que tinham acompanhado a aeronave ligeira a partir das imediações do Golfo de Cádiz, no extremo sul do país, até à zona de fronteira com Portugal, tendo abandonado a missão, por falta de combustível.
Os pilotos portugueses saíram pelas 6h18 ao encontro do avião não identificado com o qual tiveram contacto visual e por radar. A tipologia da aeronave e do voo em causa afastaram desde logo a possibilidade de ameaça, indicando que pudesse tratar-se de transporte de droga.
O facto de sobrevoar a uma velocidade muito inferior à de um avião F-16 e em voo muito rasante fez perder esse contacto havendo, igualmente, a suspeita que aeronave possa ter aterrado, num dos vários locais da região que permitem a aterragem de aeronaves. Por esse motivo foi notificada a GNR para tentar averiguar a situação no terreno.
Durante o ano de 2011 a Força Aérea realizou uma missão real de defesa aérea e 47 de treino. Até 30 de setembro, já treinou esta situação 31 vezes.
Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com