Pesquisar aqui

domingo, 2 de dezembro de 2012

Clube Caixeiral pede apoio da sociedade pelotense


Pelotas
Por: Leonardo Crizel
leonardo@diariopopular.com.br


Prestes a completar 133 anos de fundação, o Clube Caixeiral começa a sentir o peso da idade. A fachada, o assoalho, o forro, enfim, toda a sede histórica está impactada pelo tempo. A situação mais crítica é a do telhado. A estrutura de madeira apodreceu, criou brechas, infiltração e ameaça até a despencar. As obras emergenciais já foram iniciadas, mas a direção não tem dinheiro o suficiente para terminar o serviço e esta semana resolveu pedir apoio da sociedade pelotense para conservar um dos símbolos mais tradicionais da cidade.

Pelas contas do presidente Manuel Andrade, somente para esta etapa inicial de recuperação da cobertura serão necessários R$ 80 mil. O custo é alto porque o prédio é inventariado pela prefeitura e as telhas, ainda originais, precisam ser mantidas no mesmo lugar. Assim, os operários precisam retirá-las uma a uma, trocar os caibros de sustentação e depois recolocá-las, mantendo a estética consagrada há mais de um século. O serviço é dobrado e o custo também.

Na pintura, a lógica é a mesma. O clube até já conseguiu a tinta para recuperar a imponência da fachada - ofuscada por décadas sem manutenção. O problema está no preço da mão de obra. Como o prédio precisa ser restaurado em vez de simplesmente reformado, a diretoria não pode contratar qualquer profissional para fazer o serviço, tem que ser uma empresa especializada em construções antigas.

Como ajudar
Qualquer pessoa, empresa ou entidade pode contribuir para a restauração do Caixeiral, doando materiais de construção, como caibros, ripas de madeira e calhas, por exemplo, ou diretamente com dinheiro. Os donativos podem ser entregues na secretaria do clube, na praça Coronel Pedro Osório, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Informações também podem ser obtidas pelo telefones (53) 3227-6484 e 8437-6172.

Tituladas
Outra forma de ajudar a causa é participando do almoço deste domingo (2). O evento marca a abertura oficial da temporada de verão na sede campestre do clube e celebra a troca das tituladas. O ingresso, com direito a galeto, arroz e saladas, custa R$ 15,00, e crianças até seis anos não pagam. As atividades estão marcadas para iniciar às 10h e o cardápio deve ser servido às 12h30min.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."