Pesquisar aqui

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Tornados atingem Uruguai e Argentina



Violentas áreas de instabilidade causaram um fim de tarde caótico e grandes estragos no Centro da Argentina e no Uruguai nesta quinta-feira. Buenos Aires teve 160 milímetros de chuva, o que gerou inundações na capital argentina. Entre Rios teve um tornado que causou muita destruição. Em Dolores, no Uruguai, um tornado atravessou parte da cidade com graves danos. Vídeo mostrou que se tratou de um fenômeno multivórtice, raro na América do Sul. Um homem morreu atingido por raio. 

A situação nos países vizinhos terá reflexos no tempo do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. Frente fria associada a centro de baixa pressão avança e traz chuva desde cedo para a fronteira com o Uruguai e o Oeste. Durante o dia avança para as demais regiões, onde a sexta ainda começa com sol, nuvens e calor. 

Esta frente vem com temporais de chuva, vento e granizo que podem ser muito fortes em alguns pontos, à medida que o sistema encontra a atmosfera muito quente, úmida e com pressão bastante baixa. Grande parte do Estado tem madrugada e amanhecer com temperatura atipicamente alta, e faz ainda muito calor antes da chuva

Nos países vizinhos, a instabilidade explodiu alimentada pela massa de ar muito quente e úmida que trouxe calor de 38ºC para Porto Alegre e região nesta quinta. Em Campo Bom, o índice de calor (calculado usando umidade) foi a 47ºC. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, preocupa o cenário para o começo da sexta no Uruguai e durante o dia no Estado com o avanço da frente fria. É altíssimo o risco de temporais, até localmente severos a destrutivos, e, sobretudo, vendavais que podem ser intensos. Todas a regiões têm chance de temporais, inclusive Porto Alegre. O tempo melhora no sábado, com alívio no calor dos últimos dias.

Assista ao vídeo do tornado em Dolores:




Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."