Pesquisar aqui

quinta-feira, 2 de maio de 2013

MENSALÃO : Defesa de Dirceu também recorre de processo


Advogados pedem redução de pena e publicação de trechos omitidos do acórdão do STF
Condenado a mais de dez anos de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também apresentou, nesta quarta-feira, recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, seus advogados pedem a redução da pena, a publicação de trechos do julgamento omitidos no acórdão, com detalhes das decisões dos ministros, e reivindicam um novo relator para o embargo de declaração protocolado eletronicamente.

Esse tipo de recurso - embargo declaratório - é utilizado para esclarecer pontos da decisão que não foram bem delimitados pelos ministros no julgamento. Alguns advogados usam o instrumento para tentar alterar o teor das decisões, mas isso raramente ocorre no STF. Os ministros entendem que os embargos declaratórios servem apenas para pequenos ajustes.

Condenado a mais de 40 anos de prisão, o publicitário mineiro Marcos Valério também entrou com recurso nesta quarta. Valério é considerado o principal articulador do mensalão e foi o primeiro réu cuja fixação de pena foi concluída pelo STF na reta final do julgamento da ação penal.

O STF divulgou na semana passada o acórdão do mensalão. O documento, com 8.405 páginas, contém a íntegra dos votos dos ministros e a síntese das decisões deles no julgamento realizado no ano passado que, ao longo de 53 sessões, levou à condenação 25 réus. Após o aumento do prazo para os representantes jurídicos dos réus recorrerem, os advogados tem até o dia 2 de maio para entrar com ações. 


JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE 
17h - RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."