A obra, orçada em R$ 3,7 milhões, deverá ser executada em dez meses
O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PP), assina nesta sexta-feira (27), às 9h, em seu gabinete, contrato com a empresa Compassos Engenharia Ltda, da cidade de Camaquã, vencedora do processo licitatório para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 3. A obra, orçada em R$ 3,7 milhões, deverá ser executada em dez meses.
A UPA 3 será erguida em terreno de 5.690 metros quadrados na avenida Bento Gonçalves, 4.590, ao lado do Hemocentro Regional de Pelotas. Na área, projetada em 1.690 metros quadrados, a prefeitura vai qualificar os serviços de urgência e emergência de Pelotas, mantendo-os disponíveis durante 24 horas.
A Unidade de Pronto Atendimento 3 terá equipe composta por sete médicos clínicos gerais e sete pediatras, que realizarão entre 300 e 450 atendimentos ao dia. O planejamento prevê prédio com 15 salas de observação, três espaços destinados à pediatria e dependências para pacientes que possuam necessidade de isolamento.
A estrutura, projetada com ventilação e iluminação natural, a fim de diminuir custos, contará ainda com recepção e registro de pacientes, acesso para triagem, salas de espera (uma específica para a pediatria), sanitários públicos e para os funcionários, consultórios, salas para aplicação de medicamentos, inalação, raios X, ultrassonografia e eletroencefalograma. Os funcionários da UPA terão vestiários e quartos de descanso para plantonistas (feminino e masculino), sala de distribuição, refeitórios e estacionamento.