Pesquisar aqui

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MISSA DO GALO - PAPA FRANCISCO INICIA SEU PRIMEIRO NATAL

Com Missa do Galo, Francisco inicia primeiro Natal de seu pontificado
Nesta segunda-feira, papa argentino encontrou o seu antecessor, Bento XVI, em mosteiro no Vaticano

Efe

O papa Francisco iniciará nesta terça-feira, dia 24, os ritos do primeiro Natal de seu pontificado ao realizar às 18h30 (de Brasília) na Basílica de São Pedro a tradicional Missa do Galo.

Assim como fez Bento XVI, a cerimônia será realizada antes de meia-noite para evitar um cansaço excessivo do papa. A Missa do Galo dura várias horas e por isso se decidiu há alguns anos adiantá-la, já que o pontífice no dia seguinte precisa continuar com os atos do Natal.

Nesta segunda-feira, Francisco encontrou o seu antecessor no mosteiro "Mater Ecclesiae", no Vaticano, onde Bento XVI vive desde maio deste ano. Em 28 de fevereiro, ele se tornou o primeiro papa a renunciar ao pontificado em 600 anos.

Círio da Paz. Antes da Missa do Galo, o papa argentino, seguindo a tradição, acenderá o Círio da Paz na janela de seu apartamento no palácio pontifício. Normalmente, o papa não pronuncia nenhum discurso e se limita a rezar alguns segundos pela paz no mundo.

O acendimento do círio será presenciado por centenas de fiéis, que assistirão à inauguração do tradicional Presépio de Belém, que todos os anos se ergue diante do obelisco no centro da Praça de São Pedro.

Em 25 de dezembro, o papa voltará à sacada central da basílica do Vaticano, assim como no dia em que foi eleito, para ler a Mensagem do Natal e dividir a bênção "Urbi et Orbi" (à cidade de Roma e a todo o mundo).

Neste mesmo dia, o cardeal Arcipreste da Basílica de São Pedro, Angelo Comastri, será o encarregado de presidir neste templo a missa do Natal. Na quinta-feira, 26 de dezembro, o papa Francisco rezará a oração do Ângelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."