Eles não atrasam, não têm filhos e nem horário de almoço. Robôs são mesmo funcionários exemplares. De encarregado de estoque a garçom, eles aprenderam a cumprir diversas tarefas e podem roubar seu emprego algum dia. Brincadeiras à parte, confira 20 robôs que desempenham atividades profissionais antes exclusivos dos humanos.
Garçons
Em Harbin, no norte da China, um restaurante tem garçons de várias cores, como azul e verde-limão. São todos robôs. São capazes de reproduzir até 10 expressões faciais diferentes e de receber clientes com diversas frases de boas-vindas. Além dos garçons, a equipe conta com cozinheiros e lavadores de louças robôs.
Marinheiros
Popeye e seus colegas de profissão que se cuidem. Recentemente, a Rolls-Royce anunciou um projeto de navios não-tripulados que pode extinguir a profissão. Com câmeras em diversos pontos, as embarcações seriam monitoradas à distâncias por grupos quatro vezes menores que as atuais tripulações. Por enquanto, a proposta ainda não pode ser posta em prática por conta da legislação vigente.
Astronautas
Robonauta -- assim a NASA batizou um ambicioso projeto em parceria com a GM, que desenvolve robôs em forma de gente para explorar o espaço. Já há quatro máquinas do tipo em operação. Fabricados em Houston, no Texas, os robonautas são descritos como essenciais para o futuro da exploração espacial e já contam até com página no Facebook.