Pesquisar aqui

terça-feira, 4 de março de 2014

Galeria de Arte da UCPel apresenta a exposição Natureza

A sensibilidade da artista e a paixão pela natureza estão nas 17 obras de Odette da Silveira Leite
Odette Leite expõe 17 obras com destaque para as flores e para as paisagens campestres - Paulo Rossi - DP
A sensibilidade da artista e a paixão pela natureza estão nas 17 obras de acrílico sobre tela, de Odette da Silveira Leite, que abrem as exposições de 2014 na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel).

Os trabalhos retratam animais, paisagens campestres e, em especial, as flores. “Sempre gostei muito do contato com o campo e na minha infância o que marcou bastante foi o moinho movido a água, localizado nas terras de meu avô. Já pintei muitas vezes esta imagem e agora a minha dedicação maior são pelas flores e o seu colorido”, conta.

Aos 86 anos a artista faz aula uma vez por semana no Ateliê Zilah Costa e em casa costuma dedicar em torno de três horas por dia para seus trabalhos.

A artista 
Odette nasceu no interior de Canguçu e veio para Pelotas na adolescência, para estudar na Escola São Francisco de Assis. Foi neste período que começou a desenhar e a preferência já era pelas paisagens do meio rural, onde estão suas raízes. Com o tempo também aprendeu a fazer trabalhos manuais como costura, tricô, bordados e crochê. “Gosto muito de fazer roupas de tricô e crochê para crianças carentes, por isso, também dedico parte do meu dia para estas atividades”, destaca Odette.

Foi a convite de uma amiga que ela iniciou as aulas de pintura ainda com Zilah Costa. “Eu passei por momentos difíceis como a perda de meus pais e de meu marido em um espaço de tempo muito pequeno. Através da pintura consegui superar estes problemas. A arte é uma terapia em minha vida”, ressalta Odette que iniciou com trabalhos em vidros e tecidos ainda na década de 70.

Ao longo dos anos recebeu diversos convites para expor seus trabalhos ao lado de outros artistas em locais como o Aeroporto, o Clube Caixeiral e galerias, todas promovidas pelo Ateliê Zilah Costa. Esta é a primeira vez que leva seus trabalhos individualmente para a Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel).

O público pode conferir de perto as obras em acrílico sobre tela de Odette diariamente na Garte. São trabalhos que expressam os sentimentos da artista.

Serviço
O quê: exposição Natureza de Odette da Silveira Leite
Quando: até dia 14 de março, das 8h às 22h
Onde: na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel) rua Gonçalves Chaves, 373
Quanto: entrada franca

Com conteúdo do Diário Popular

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."