Pesquisar aqui

segunda-feira, 7 de julho de 2014

RACISMO NO FUTEBOL - CASO ÁRCIO CHAGAS SEM PUNIÇÃO

Inquérito do caso Márcio Chagas da Silva termina sem indiciamentos
Ex-árbitro foi vítima de preconceito racial durante o Campeonato Gaúcho de 2014, após a partida entre Esportivo e Veranópolis

O inquérito do caso envolvendo o ex-árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva foi encerrado pela Polícia Civil de Bento Gonçalves sem nenhum indiciado. Em março, ele foi vítima de racismo após uma partida entre Esportivo e Veranópolis, em Bento Gonçalves, pelo Campeonato Gaúcho.

Mais de 20 pessoas foram ouvidas, mas as autoridades não identificaram os responsáveis pelos atos racistas, de acordo com a Rádio Gaúcha, onde Márcio Chagas trabalha como comentarista de arbitragem atualmente. A delegada Maria Isabel Zerman encaminhou o procedimento à Justiça nesta quinta-feira.

Vítima de preconceito na Serra, árbitro Márcio Chagas já se acostumou a ofensas racistas

Em função do episódio com o ex-árbitro, o time do Esportivo, de Bento Gonçalves, foi rebaixado para a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Por cinco votos a três, os auditores da corte puniram o Esportivo com a supressão de nove pontos na tabela do Gauchão, perda de seis mandos de campo e multa de R$ 30 mil.

À época, Márcio Chagas afirmou ter sofrido inúmeras ofensas relacionadas à sua cor, mesmo que a partida tenha ocorrido sem polêmicas, inclusive, com vitória do time de Bento Gonçalves por 3 a 2.

— Mesmo assim, torcedores gritavam "preto ladrão" e "volta para a selva" o tempo todo — contou o ex-árbitro.

Relembre o Caso

O ex-árbitro Márcio Chagas da Silva foi vítima de racismo após a partida entre Esportivo e Veranópolis, que foi disputada no dia 5 de março de 2014, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

O veículo de Márcio Chagas foi encontrado com a lataria do carro batida, arranhada, e com bananas sobre ele. O ex-árbitro registrou em fotos a depredação do seu automóvel. Além disso, relatou a situação na súmula da partida. 


E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."