Sancionada lei que obriga exibição de filmes nacionais nas escolas
Lei assinada pela presidenta Dilma Rousseff modifica artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9394/96). A nova lei obriga escolas brasileiras a exibirem no mínimo duas horas mensais de filmes nacionais como complemento à grade curricular.
Uma questão levantada pela professora Alice Martins, especialista em cinema na educação, é a de como planejar as aulas para encaixar a exibição de filmes. Segundo a especialista, o tempo que o professor tem para dar aula é muito curto, sendo necessário dividir o filme em partes para exibir aos alunos.
"Em primeiro lugar, porque, em geral, a duração dos filmes não tem espaço dentro dos horários de aula, da hora aula regular da escola, então os professores sempre ficam tendo que gerenciar ou filmes mais curtos ou fatiar os filmes em varias partes para poder mostrar, enfim. Então a necessidade de abrir espaços alternativos na forma de cineclubes ou na forma de programações regulares, mesmo que envolvam os alunos fora do horário regular da escola para projeção é fundamental."