Pesquisar aqui

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

REIVINDICAR DIREITOS - ROUSSEAU

Rousseau : 
   "Todos correram ao encontro de seus grilhões pensando que estavam assegurando sua liberdade’’

"Essa é uma jogada de craque...admita !"

Reivindicar Direitos Segundo Rousseau
Rousseau
“Eu custei a vida à minha mãe e meu nascimento foi o primeiro dos meus males.”
As relações entre o público e o privado, no pensamento político de Rousseau, constituem o núcleo de sua reflexão sobre a gênese do Estado e sobre o seu modo de funcionamento. O que teria levado os homens a formarem uma organização política, de tal modo que, a partir daí, todos se conformassem a regulamentos comuns e agissem como se fossem parte de um todo e não mais indivíduos atomizados e independentes? 

A resposta, tal como aparece no Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, nos indica que foi a necessidade de escaparem da morte violenta e de saírem de uma situação de guerra generalizada de todos contra todos e que certamente provocaria a destruição da espécie. 

Os homens, que viviam sem nenhum poder superior, sem nenhum juiz a quem recorrer em casos de disputas em torno da propriedade, decidiram constituir regulamentos de justiça e obedecer às leis, depois de terem ouvido os argumentos do rico.

Mesmo tendo sido enganados pelo discurso daquele que iria beneficiar-se muito mais da nova ordem do que aqueles que nada possuíam, dirá Rousseau - "todos correram ao encontro de seus grilhões pensando que estavam assegurando sua liberdade’’ 

(Rousseau, 1973, p. 275).

Ainda sobre a filosofia de Rousseau...

Sua originalidade não está na pergunta, mas na resposta que ele faz: o homem perde sua liberdade porque se distanciou de sua natureza original, isto é o homem ao sociabilizar-se, tornou-se um animal depravado ao deixar sua condição natural na qual não havia liberdade sem igualdade.
Questionava a possibilidade de conciliação entre a liberdade absoluta que a natureza dera aos homens e a obediência à lei.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."