Pesquisar aqui

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tarifa Social de energia pode beneficiar 18,4 mil famílias


Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com as distribuidoras de energia elétrica, apontou: cerca de 6,7 milhões de famílias podem requerer a Tarifa Social, no país, e obter descontos de até 65% nas contas de luz. São cidadãos que integram o Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda mensal de meio salário mínimo por pessoa, têm relógio próprio, mas não solicitaram o benefício. A estimativa é de que, em Pelotas, outras 18,4 mil famílias - inscritas no CadÚnico - poderiam ir em busca do desconto. Até o mês de maio, 11.095 moradias contavam com a tarifa social, o equivalente a 9,6% das 115.617 residências cadastradas na CEEE.

Em todo o Brasil, 9,8 milhões de famílias já agarraram o direito estabelecido pela lei 12.212, de janeiro de 2010, que acabou com a redução automática para consumidores situados na faixa de até 80 kWh/mês, que nem sempre concedia a vantagem ao público-alvo. Ao invés de beneficiar a população de baixa renda, a tarifa social, muitas vezes, acabava direcionada a moradores de flats e a imóveis de veraneio.

A dona de casa Valéria dos Santos Reis, de 31 anos, beneficiária também do Bolsa Família, já tem o desconto e sabe muito bem onde o dinheiro que deixa de sair do bolso pode ser empregado. Ao mostrar a conta de fevereiro, por exemplo, a moradora da rua Mário Meneghetti, no Fátima, é direta: os R$ 34,01 praticamente cobrem o valor do botijão de gás, que custa R$ 42,00.

Ações de divulgação
O Ministério do Desenvolvimento Social, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) juntam-se para desenvolver uma campanha de comunicação para atingir o público que desconhece que tem o direito. Cartilhas, fôlderes, informativos para funcionários de distribuidoras, cartas às famílias cadastradas e ações nas mídias locais serão estratégias para chegar à população.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."