Pesquisar aqui

domingo, 24 de junho de 2012

Globo deixa de investir na programação infantil após 47 anos

Bons Tempos  da FLAUTA MÁGICA e VILA SÉSAMO
TV Globinho sairá do ar e programa de Fátima Bernardes assume o horário nesta segunda-feira

Luana Rodrigues
luana.rodrigues@gaz.com.br

A partir desta segunda-feira, 25, uma tradição de anos será quebrada na Rede Globo. Com a estreia do novo programa de Fátima Bernardes, a emissora não terá mais horário em sua grade diária para a programação infantil. A TV Globinho, que está em exibição há 12 anos e iniciou como um quadro do já extinto Bambuluá de Angélica, sairá do ar e a emissora passará a exibir desenhos animados apenas aos sábados pela manhã.

No início do ano, ao anunciar os planos da empresa para 2012, o diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal, afirmou que a programação infantil não gera dinheiro e nem audiência. Segundo ele, existe uma tendência internacional de que o segmento ganhe mais espaço nos canais fechados e, por isso, a emissora criou um canal infantil, chamado Gloob, que foi lançado neste mês com o selo da Globosat.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, afirmou que a programação infantil dá audiência e é lucrativa apenas nos canais fechados porque não possui restrições. Este teria sido um dos motivos para a Globosat lançar seu canal infantil.

As restrições a que ele se refere são de que a TV aberta enfrenta uma nova lei que proíbe a veiculação excessiva de propagandas e a grade infantil teria sido a mais atingida. O argumento é de que as crianças não estão preparadas para distinguir o que é anúncio do que é informação, o que poderia estimular o consumismo precoce.

Com a extinção da TV Globinho, a emissora acaba com uma tradição que já dura 47 anos. No dia 26 de abril de 1965, quando a Rede Globo entrou no ar, exibiu o programa Uni-Duni-Tê, o primeiro dedicado às crianças na emissora. Com caráter didático, o cenário era uma sala de aula, em que apareciam a professora Fernanda Barbosa Teixeira e seus alunos.

O Portal Gaz foi às ruas para saber o que as pessoas acham sobre o tema, quais desenhos marcaram a infância e que lembranças trazem desta época. Confira as respostas no vídeo abaixo.

DESENHO NA TV ABERTA

O SBT exibe Carrossel Animado e Bom Dia e Cia, que ocupam todo o período da manhã durante a semana, das 7 às 12h45. Já das 18h30 às 19h45, o espaço é do seriado Chaves, que também vai ao ar duas vezes aos sábados, às 6 horas e 19h20, e no domingo às 9 e às 11 horas. Ainda no sábado pela manhã o SBT exibe o programa Sábado Animado, das 7 às 12h45.

A Band apresenta de segunda à sexta-feira o Band Kids, das 9h15 às 11h15, e também Power Rangers e Dragon Ball GT, das 14h15 às 15 horas.

A Record exibe Pica-Pau, aos sábados, das 13 horas às 15h45, e no domingo há o Record Kids das 9 horas às 12h15.

Segundo a grade de programação da RedeTV!, há apenas um programa na segunda-feira, das 10h30 às 11 horas, chamado TV Kids.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."