Pesquisar aqui

domingo, 30 de dezembro de 2012

SÃO SILVESTRE MAIS CEDO no dia 31



Técnicos da elite e atletas amadores aprovaram a mudança de horário da mais importante corrida de rua do Brasil, a São Silvestre. Agora, os 15 quilômetros pelas ruas de São Paulo serão percorridos a partir das 6h50 (cadeirantes), na segunda-feira, com largada em frente ao Masp. A elite feminina vai sair às 8h40 e a masculina, às 9 horas. Em 88 edições, a prova já teve 12 mudanças de percurso e 18 de distância. Além das alterações de horário: disputada na virada do ano durante décadas, a prova passou a ser realizada à tarde em 1989, e agora será disputada de manhã. Este ano, a São Silvestre tem 25 mil corredores inscritos.

- Os atletas de elite estão acostumados a correr de manhã, já que outras provas do gênero são neste mesmo horário. Não precisaremos de adaptações - explicou o técnico Moacir Marconi, conhecido como Coquinho, que este ano terá dez africanos na elite, entre eles, Mark Korir, (Quênia), vice-campeão em 2011. - Além disso, estão acostumados a treinar cedo. Acordam às 6h e vamos manter a programação.

Segundo Coquinho, além desta facilidade, a temperatura mais amena pode ser um trunfo nesta edição.

- Não teremos sol trincando e a possibilidade de chuva é menor. Para os amadores será ainda melhor. Quem queria um bom lugar, tinha de chegar cedo e ficar naquele sol forte para correr às 17 horas - explicou o treinador, para quem a mudança de horário é secundária desde que a corrida deixou de ser disputada na madrugada, em plena virado do ano. - Era seu glamour. E já perdeu há tempos. Pior é mudar o percurso.

O técnico Luiz Antônio dos Santos concorda com o Coquinho:

- Ter passado para a manhã possibilitou a volta da chegada na Avenida Paulita. Esta sempre foi a marca da São Silvestre - lembrou o treinador, que desaprovou o percurso no ano passado, com a chegada no Obelisco do Ibirapuera.

Assim como Coquinho, Luiz Antônio coordenou as atividades de destaques desta edição: Joseph Aperumoi e Rumokol Chepkanan. Aperumoi ganhou a Maratona Pró Rio Adidas 2012 e a Meia de São Paulo. E Rumokol foi campeã da Maratona de São Paulo em 2012, vice da Meia de São Paulo, terceira colocada na Meia Maratona do Rio e 5ª colocada na São Silvestre em 2011.

- Prefiro correr de manhã. Quando está muito calor, a desidratação é maior, o rendimento cai - opina o corredor amador Herbert Wang Ho, que vai estrear na São Silvestre deste ano.

- No mundo inteiro se corre pela manhã. O desgaste é menor e ainda temos mais tempo para se preparar para a virada do ano - disse o maratonista Daniel Zenito, que vai para 13.ª São Silvestre.

De acordo com a organização da corrida, já não era mais possível abrigar a São Silvestre às 17 horas e o Reveillon na Paulista. Isso porque a dispersão da corrida coincidia com a chegada da multidão para a festa da virada. Assim, no ano passado a São Silvestre teve percurso e chegada alterados. Mas, em função do descontentamento geral, mudou de novo e passou para a parte da manhã para manter a chegada na Avenida Paulista.


Jornalismo RU.com 17 h de seg. a sex RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."