Pesquisar aqui

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

LARANJAL - Obras paradas .Só em março


Obras de saneamento estão paradas

A perspectiva é de que as atividades sejam retomadas em março e no período de um ano tudo esteja pronto

Descontente com os valores oferecidos pelo serviço, a empresa que estava instalando a nova rede de esgoto do Laranjal, em Pelotas, desistiu do contrato com a prefeitura e abandonou a empreitada, deixando menos da metade da obra concluída. Por causa dessa rescisão, o Executivo foi obrigado a elaborar mais um processo licitatório e ainda este mês deve publicar o edital para dar continuidade ao plano de saneamento nos balneários Valverde e Santo Antônio. A perspectiva é de que as atividades sejam retomadas em março e no período de um ano tudo esteja pronto.

Nessa segunda e última etapa do trabalho estão previstos 37 quilômetros de tubulações e duas estações elevatórias para bombear o esgoto nos locais mais planos. No entanto, além de ultrapassar o prazo de entrega, a prestadora instalou apenas 40% dos canos (cerca de 15 quilômetros) e sequer começou a construir as tais estações elevatórias. Fora isso, de acordo com o engenheiro civil Antônio Carlos Elias, autor do projeto e fiscalizador das obras, a empresa tinha o compromisso de repassar ao Sanep um cadastro de todos os acessos à nova rede e também ficou devendo essa parte.

Nova licitação
O secretário executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, explica que a licitante não chegou a receber pelo serviço que ficou faltando. Mesmo assim, foi encaminhado um inquérito administrativo à procuradoria do município, e a empresa pode ser condenada a não participar mais de licitações da prefeitura. O mapa com as esperas para ligações também vai ser cobrado, pois as tampas localizadas no meio da rua ficam encobertas pelo saibro e invisíveis aos olhos dos técnicos quando estes precisam chegar na rede.

Para não se repetir o problema na nova licitação, Seidel diz que os valores do empreendimento serão revistos junto ao Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). "Vamos fazer uma reavaliação da planilha orçamentária e atualizar os preços", comenta. "Mas de forma alguma podemos chegar ao reajuste que eles (a empresa) estavam pedindo."

O projeto
Esta é a etapa conclusiva do projeto de saneamento na região da praia. Na primeira parte foram instalados 15 quilômetros de tubulações, quatro estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto do Laranjal (ETE). Com um investimento total de R$ 12 milhões, o projeto prevê o direcionamento do esgoto dos moradores do Valverde e do Santo Antônio para a ETE, evitando que ele vá in natura para Lagoa dos Patos e prejudique a balneabilidade do local.


Diário Popular


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."