Pesquisar aqui

terça-feira, 2 de julho de 2013

Brasil não irá responder pedido de asilo de Snowden

Ex-consultor é acusado de revelar esquema do governo dos EUA para "grampear" telefonemas e e-mails

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, confirmou nesta terça-feira que o governo brasileiro recebeu a carta com pedido de asilo político para o ex-agente norte-americano Edward Snowden, da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. Tovar disse ainda que o País "não tenciona responder” à solicitação do norte-americano.


De acordo com o site WikiLeaks, Snowden pediu asilo político a 21 países – além do Brasil; à Rússia, Islândia, ao Equador, a Cuba, à Venezuela, Índia, China, Alemanha e a França. Algumas solicitações foram feitas em nome de Sarah Harrison, funcionária britânica do WikiLeaks, que acompanhou o norte-americano no dia 23 de junho na sua viagem de Hong Kong para Moscou.

Já uma parte dos pedidos foi feita em nome do ex-agente, por exemplo, para a Áustria, a Bolívia, a Finlândia, a Itália, a Irlanda, os Países Baixos, a Nicarágua, a Noruega, a Polônia, a Espanha e a Suíça. Snowden é acusado pelos Estados Unidos de espionagem por divulgar que órgãos oficiais do governo norte-americano monitoravam caixas postais, na internet, e chamadas telefônicas dos cidadãos. 


Segundo o ex-agente, o monitoramento envolvia também pessoas fora dos Estados Unidos, inclusive na Europa. Snowden acusa o governo norte-americano de pressionar os líderes mundiais a impedir a concessão de visto e obter a sua extradição.


JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h - 
RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."