Donadon é absolvido e não se junta a grupo de expulsos
Em votação secreta e surpreendente, a Câmara manteve o mandato de Natan Donadon, deputado que está preso condenado pelo STF
NATAN DONADON |
Apesar da expectativa em contrário, os deputados salvaram na noite desta quarta-feira o mandato de Natan Donadon, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha.
A situação é das mais peculiares e já havia sido motivo de embate entre Legislativo e Judiciário durante o julgamento do mensalão, no ano passado. Na época, os ministros decidiram que os condenados que ainda estavam na Câmara perderiam automaticamente os mandatos.
No caso de Donadon, porém, a decisão de cassá-lo ficou por conta da Cãmara, provocando o imbróglio de hoje.
Donadon está preso desde o dia 28 de junho, cumprindo pena de 13 anos pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, referentes ao período em que foi diretor financeiro da instituição. Ele foi o primeiro deputado, desde a Constituição de 1988, a ser preso durante o mandato.
Com a decisão de hoje, Donadon conseguiu não se juntar ao grupo formado por nomes como José Dirceu (PT) e Roberto Jefferson (PTB), cassados após denúncias de envolvimento no mensalão.