Pesquisar aqui

terça-feira, 27 de agosto de 2013

UCPel lança cursos de Odontologia e Engenharia Ambiental

Dois novos cursos vêm somar ao know-how da Universidade Católica de Pelotas (UCPel): Odontologia e Engenharia Ambiental. As graduações foram apresentadas na manhã desta terça-feira (27). Ambas terão vagas no Vestibular de Verão.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, disse que os dois cursos vêm fortalecer a visão da Universidade em ser referência de conhecimento em educação, saúde, negócios e tecnologia, alicerçados na inovação, na gestão sustentável e participativa.

Segundo ele, o curso de Odontologia vem reforçar a área de Saúde da Universidade, que já é vigorosa, e suprir a demanda da região por formação na área e atendimento à comunidade. A intenção é que o aluno, desde cedo, atue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e programas de saúde bucal da União e do Município.

Na Engenharia Ambiental, disse o reitor, unem-se as experiências que a Universidade na Engenharia Civil, na Ecologia e nas Ciências Biológicas, solidificando sua ação na área ambiental.

"Ambos os cursos estão ligados à promoção da vida, que é um dos nossos valores", disse.

Odontologia

Concebido para formar um profissional generalista, humanista e focado na saúde coletiva, na inovação e na pesquisa - como preconizam as diretrizes curriculares nacionais - a nova graduação terá como marca o investimento em tecnologia de ponta.

Ao lado das graduações de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia, a Odontologia vem ampliar a atuação de saúde da Católica. Além da formação técnica que vai desde a atenção básica até a alta complexidade, o curso estará atendendo a demanda da população de Pelotas e região. De acordo com a professora responsável, Patrícia Osório Guerreiro, a Estratégia de Saúde da Família estará completa com a presença do profissional da saúde bucal. "A UCPel tem papel importante na saúde do município e a Odontologia vem completar esse atendimento, fortalecendo a assistência e a educação em saúde", pontuou.

Para formar cirurgiões dentistas capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, a Universidade irá proporcionar uma infraestrutura diferenciada. Somando-se aos equipamentos odontológicos básicos estarão espaços como, na pré-clínica, laboratórios com simuladores de paciente, uma novidade no ensino de Odontologia. Toda a parte de imagem será digitalizada. Junto ao equipamento odontológico, o estudante já visualizará a imagem no monitor em alta definição, sem necessidade de radiografia. Prontuário eletrônico também é um dos elementos que integram o aparato das Clínicas Odontológicas, que terão lugar no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite.

Conforme a professora, um dos diferenciais do curso é a inserção do aluno, desde o primeiro semestre, em práticas nas UBSs da Universidade. Uma das disciplinas mais inovadoras é Odontologia Hospitalar, que prevê a ação dos acadêmicos na atenção ao paciente internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). "O aluno irá visualizar todas as complexidades de atendimento odontológico, desde a atenção básica, passando pela clínica especializada e até a alta complexidade", destacou.
Com duração de dez semestres e aulas pela manhã e à tarde, o curso terá 40 vagas.

Engenharia Ambiental

A área ambiental da Universidade também ganha força com a nova graduação: Engenharia Ambiental. Somando-se à Ecologia e Ciências Biológicas, o curso busca formar um profissional focado na resolução de problemas pontuais envolvendo obras, trabalhando para corrigir impactos ambientais. "A proposta vem ao encontro do atual momento da área de Engenharia no país, alinhando-a com a tradição da formação ambiental", destacou a professora responsável, Carina Estrela.

A proposta é formar profissionais na área ambiental com perfil generalista e integrador, adequado à abordagem dos impactos provenientes dos processos que resultam da ação humana no meio ambiente, e com habilidades e competências características de um projetista. O engenheiro ambiental é um profissional habilitado a identificar e diagnosticar situações de impacto ambiental real ou potencial, além de propor e executar ações remediadoras no contexto da gestão de processos que envolvem a ação humana no meio ambiente.

Além de sólida base científica, ampla cultura e caráter empreendedor, o profissional será capacitado para orientação ecológica na elaboração e execução de projetos de engenharia.

Em sua formação, o estudante passará por espaços diferenciados como o Laboratório de Tecnologia Ambiental - onde são feitos experimentos em geoprocessamento, ecologia de paisagens e de ecossistemas, por exemplo -, o Museu de História Natural, Escritório de Perícias Técnicas Ambientais, além de atuação em parceria com outras instituições municipais e da União. Aulas de campo, visitas técnicas e expedições são atividades distribuídas em todos os períodos do curso.


E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."