Pesquisar aqui

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

COLONIZAÇÃO DE MARTE

Colonização espacial
Os brasileiros que sonham em colonizar Marte

Projeto Mars One promete enviar em 2023 — em uma viagem só de ida — a primeira equipe de astronautas a Marte. Mesmo não havendo garantias de que a empreitada vá para frente, mais de 10.000 brasileiros estão inscritos

Mais de 200.000 pessoas de todo o mundo se inscreveram para fazer parte da equipe que vai colonizar Marte. O medo das condições que irão enfrentar, do isolamento e de tudo não passar de um golpe de marketing não é suficiente para fazê-los mudar de ideia. A vontade de entrar para a História é mais forte (Divulgação)
No século XXI, o espírito desbravador das grandes navegações ganha nova forma. O foco não é mais cruzar o Atlântico, mas o espaço sideral. Em vez de uma missão comandada por nobres e com uma tripulação de marinheiros experientes, a colonização de Marte pode ficar a cargo de uma empresa privada, comandada por executivos com senso de marketing e tripulada por participantes de um reality show. Esse é o plano da Mars One, empresa fundada pelo engenheiro holandês Bas Landsdorp, que pretende enviar 24 pessoas até o planeta a partir de 2023, numa viagem só de ida. Apesar de todo o descrédito com que o projeto foi recebido pela comunidade científica, mais de 200.000 voluntários se inscreveram para participar da missão — desses, 10.289 são brasileiros —, movidos basicamente pelo mesmo desejo que moveu os colonizadores antigos: o de entrar para a História.

A Mars One garante que toda a tecnologia necessária para a missão já existe. Em busca de artimanhas para aumentar sua credibilidade, ela tem entre seus apoiadores cientistas do calibre de Gerard’t Hooft, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1999. Ainda assim, o ceticismo é imenso. Pesquisadores da Nasa — que já afirmou que não vai enviar astronautas para Marte até 2030 —, por exemplo, duvidam que esse tipo de viagem tenha sucesso.

As principais dúvidas estão relacionadas não só à existência de tecnologias capazes de transportar e manter os humanos em segurança no planeta, mas também à fonte de financiamento do projeto. Segundo, a empresa, os 6 bilhões de dólares necessários para bancar a missão virão de doações, cotas de patrocínio e da transmissão do reality show.

Veja.com.br

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."