Pesquisar aqui

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESPIONAGEM INTERNACIONAL - Celular de Merkel pode ter sido espionado pelos EUA

Chanceler alemã pediu explicações a Barack Obama, que negou acusação

O celular da chanceler alemã Angela Merkel pode ter sido espionado pelos serviços secretos americanos. O governo germânico já entrou em contato com o presidente norte-americano Barack Obama para pedir explicações. "O governo federal obteve informações segundo as quais o celular da chanceler pode ter sido grampeado pelos serviços americanos", ressaltou um comunicado da chancelaria alemã.

Obama assegurou à chanceler que os Estados Unidos não espionam suas comunicações. A informção é do porta-voz da presidência americana, Jay Carney.

Nessa semana, a França já havia pedido informações sobre a suspeita de espionagem dos EUA. Segundo o jornal Le Monde, a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana efetuou 70,3 milhões de gravações de dados telefônicos de franceses, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. O Le Monde cita documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden, atualmente exilado na Rússia. 

A Casa Branca argumentou que todos os países espionam. "Já deixamos claro que os Estados Unidos recolhem informações de inteligência no exterior do mesmo modo que todos os países recolhem", afirmou a porta-voz da NSA, Caitlin Hayden.

No Brasil, após o governo ter sido alvo de espionagem norte-americana e canadense, a presidente Dilma Rousseff determinou reforço de segurança nos e-mail da administração federal. 

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."