Pesquisar aqui

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A ARTE DE ESCULPIR BONECOS FAMOSOS

Artista faz bonecos incrivelmente realísticos com massa de modelar
Há uma década é contratado por empresas ou pessoas de variados países, como o Paquistão e Vietnã para produzir as chamadas 'action figures'


Escultor por vocação e empreendedor por experiência. Edison Magalhães – ou Edinho Maga, como gosta de ser chamado – é cearense, tem 32 anos e é fã de filmes e super heróis. Ainda bem novo conheceu o Rambo, personagem das telonas, e passou a acompanhar o trabalho do ator Sylvester Stallone. Não sabia que, em 2009, chegaria a conhecê-lo. Nunca esperou que Stallone se tornaria um colecionador de sua arte.

A história de Edinho é ditada desde a infância, quando já gostava de brincar com massinha de modelar. Na juventude, deixou a biologia e a nutrição – cursos que poderia escolher no vestibular – para ser artista, no início do milênio. Para quem um dia duvidou, Maga mostrou que deu certo. Há dez anos, transforma personagens em bonecos. Há uma década é contratado por empresas ou pessoas de variados países.

Carreira

Ao decidir-se ser escultor, Edinho passou a investir em si próprio. Foi atrás de mais conhecimento e contato, além de praticar muito. Entrou em fóruns internacionais, que englobavam profissionais, colecionadores e empresas interessadas em bonecos. Não demorou muito para vir o retorno do trabalho. Em 2004, conseguiu o primeiro cliente: um médico de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, que era fã do Superman.

Após dez anos de muito trabalho, utilizando massinha de modelar, Edinho já enviou bonecos para diversos países, como França, Alemanha, Austrália, Vietnã e Paquistão. “Antes, eu fazia personagem de história em quadrinhos. Depois, quis ir para o lado realista. Comecei a fazer personagem de filmes, direcionei meu perfil para esse estilo”.
Os bonecos mais vendidos são os de Stallone como Rambo ou Rocky Balboa.

“Quando ele [Stallone] veio ao Rio de Janeiro para gravar um filme, em 2009, eu fui para lá e entreguei o boneco para ele. O conheci e ainda assisti a gravação”, relembra.

Dificuldades

Mesmo fazendo sucesso no exterior, Edinho lamenta o desinteresse pelas escultaras por parte dos brasileiros. “Aqui é bem mais difícil, principalmente no Nordeste. Não estão acostumados com esse tipo de trabalho e acabam não valorizando. Acabei esquecendo o Brasil e focando lá fora”.


Serviço

O contato geralmente é realizado por e-mail. O cliente faz a solicitação do pedido e do orçamento. Edinho também faz sua parte. Analise, faz sugestões, conversa com o interessado. Tudo para que no fim o resultado esteja de acordo com o gosto.

O escultor também conta com o apoio de um pintor, porque, segundo ele, não daria tempo de Edinho fazer os dois serviços. O preço dos bonecos, de 46 centímetros, varia entre 800 dólares a 5 mil dólares (cerca de R$ 1.600 a R$ 11 mil). O valor dependerá se a peça é exclusiva ou uma cópia, além do contratante ser pessoa física ou uma empresa.

Os pedidos podem retratar qualquer pessoa. Podem ser personagens de filmes, de desenhos animados e até amigos. Não importa quem ou o que, Edinho retrata as características de sua inspiração com cuidado e talento.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."