País tem sobra de energia para garantir fornecimento, diz ministro Lobão
"Como não contamos com esse quadro, eu tenho que entender que esse risco praticamente não existe", destacou o ministro
Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (14/2) que o risco de desabastecimento de energia elétrica no país é mínimo. No entanto, ressaltou Lobão, existe sempre uma taxa mínima de risco, se as condições forem absolutamente adversas, se não houver chuva.
Ministro Lobão |
“Como não contamos com esse quadro, eu tenho que entender que esse risco praticamente não existe”, destacou o ministro, que participou da apresentação do novo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Reive Barros dos Santos.
Lobão é o presidente do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que apresentou ontem (13) relatório sobre o suprimento de energia para este ano. “Os reservatórios estão baixos, mas estamos vendo os estudos, que indicam boas possibilidades de chuvas daqui para frente. O que nós dissemos no relatório foi uma palavra de segurança para o consumidor dizendo que o sistema é bom e planejado. Nós temos sobra de energia para garantir o fornecimento em momentos difíceis como esse”, acrescentou.
O ministro falou ainda sobre o déficit de R$ 5,6 bilhões para 2014, apresentado pela Aneel, e o impacto que pode haver na conta de luz dos consumidores. Ele informou que ainda hoje terá uma reunião com representantes do Tesouro Nacional para discutir o assunto, mas que o momento ainda não é de tomada de decisão. “O governo vai avaliar e decidir o que fazer. Estamos estudando o cenário inteiro e depois tomaremos alguma decisão, sobretudo do ponto de vista do Tesouro. Mas não há, neste momento, nenhuma fixação de regras, normas e decisões”, disse Lobão.