Pesquisar aqui

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Castelo na zona Sul do Estado está à venda

Edificação secular pertenceu a Joaquim Francisco de Assis Brasil

O apelo seria a exploração turística e o motivo, uma das últimas tentativas de preservar uma edificação secular, de valor histórico, erguida nas planícies de Pedras Altas, na Zona Sul do Estado. O Castelo Assis Brasil está à venda, decisão tomada pelos 20 herdeiros de Joaquim Francisco de Assis Brasil, diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e escritor, que escolheu o município para morar com a segunda mulher, em 1904. A obra foi construída entre 1909 e 1913, com granito rosa, pedra existente em abundância na região.

Houve várias tentativas frustradas de captar recursos para a restauração do castelo
Crédito: Carlos Queiroz / Diário Popular / CP

Houve várias tentativas frustradas de captar recursos para a restauração do castelo, um dos principais pontos turísticos de Pedras Altas. O projeto foi aprovado em 2008 pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, mas não houve interessados, diz Lídia Costa Pereira de Assis Brasil, moradora do castelo e neta do proprietário. Segundo ela, nem todos os herdeiros concordaram com a documentação necessária à captação da verba para o restauro e a venda foi a melhor saída. Com a edificação, que tem 44 cômodos, será vendida toda a propriedade da Granja de Pedras Altas, que possui 300 hectares e é produtiva.

O castelo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado e está em processo de tombamento nacional, o que facilitaria o acesso a programas federais de restauro e preservação. Município, Estado e União têm preferência na aquisição e, caso não manifestem interesse, a obra poderá ser ofertada à iniciativa privada. O valor não é revelado. Com infiltrações nas paredes, o castelo de traços medievais guarda rico acervo, como a biblioteca de 8 mil volumes.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."