Pesquisar aqui

terça-feira, 3 de abril de 2012

PELOTAS : Recursos garantem serviços de saúde bucal à população


O Ministério da Saúde (MS) liberou R$ 40 mil para implantação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Pelotas. Segundo a Portaria 559 do MS, publicada em 30 de março, o recurso viabiliza a instalação do CEO tipo I, onde serão realizados serviços especializados de saúde bucal à população de forma gratuita. 

O Centro será inaugurado em aproximadamente trinta dias
         Localizado junto à Faculdade de Odontologia da UFPel, o CEO será composto de três consultórios odontológicos completos (cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor), aparelho de RX dentário, compressor e instrumentais compatíveis com os serviços, centro de esterilização, amalgamador, fotopolimerizadores, canetas de alta e baixa rotação, recepção e sala de espera.

         De acordo com supervisor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leandro Thurow, o Centro será inaugurado em aproximadamente trinta dias. “A partir do próximo mês, o Município irá ofertar atendimento de média complexidade em odontologia aos usuários de dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, diz.

         As UBSs beneficiadas com a implantação deste primeiro Centro serão – PAM -Fragata; Vila Municipal; Balsa; Bom Jesus; Vila Princesa; Bairro duro; Py-Crespo; Simões Lopes; Getúlio Vargas e CSU Cruzeiro.

         Mensalmente, o CEO terá capacidade para atender 35 serviços de endodontia (tratamento de canal), 60 de periodontia (gengiva), 80 procedimentos de cirurgia e traumatologia buço-maxilo-facial, além de 80 procedimentos básicos para pacientes especiais. 

         A manutenção do Centro contará com recursos dos órgãos da Saúde das três esferas de governo, sendo o Município responsável pela maior parte. Convênio com a Fundação de Apoio Universitário (FAU) irá garantir a contratação dos profissionais.          


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."