Pesquisar aqui

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OPERAÇÃO ' AGATA 5 '' FRONTEIRA SUL

Foto exclusiva blog pelotasdepoetasabertas.com

Comentário da Hora:  ''Quem não deve, não teme!''

Neste domingo(12) registrei  um grupamento de soldados do exército nacional patrulhando a região sul do estado gaúcho.

No deslocamento até Jaguarão/Rio Branco-URU, passei por três etapas de fiscalização com armamentos, blindados e soldados no cumprimento dessas atividades.
Foto exclusiva blog pelotasdepoetasabertas.com
Durante as revistas realizadas no meu carro, fui educadamente tratado e orientado pelos soldados, do que se tratava a atividade, bem como  solicitavam ''olhar o carro'' em seu espaço de malas e outros compartimentos.

Foto exclusiva blog pelotasdepoetasabertas.com
Por um momento, lembrei-me dos anos de melhor segurança, onde essas ações atuavam protegendo uma nação... e nunca ''perdi pedaço'' naquela época. Sobrevivi e muito bem a todas as orientações que se fizeram necessárias para sustentar limites e fronteiras nacionais.

Foto exclusiva blog pelotasdepoetasabertas.com

O que é a Operação Agata

A realização da "Operação Agata 5", pela Marinha do Brasil, com inspeção naval nos rios e lagos da região, contando com a presença de helicopteros e lanchas no objetivo de combate efetivo ao tráfico de entorpecentes, assim como contrabando de armas, munições e outros produtos, através das linhas de fronteira, nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, onde estão também, além dos Fuzileiros Navais, tropas do Exército e de outros orgãos de repressão, mostra uma disposição ímpar em atingir ao máximo, o tráfico organizado.
Ágata 5: helicópteros e lancha blindada fiscalizam fronteira em MS
O Brasil conta com milhares de quilometros de fronteiras, sendo alguns trechos abertos, simplesmente limitados por marcos, ou por rios que permite, principalmente a utilização das noites para as incursões criminosas, na transferência de produtos que chegam ao mercado brasileiro ou que se servem da nossa área física para posterior envio de drogas a países da Europa.

Sempre fomos contrários ao que muitos desejavam, de utilização das nossas Forças Armadas, para correr atrás de marginais comuns, como ladrões de galinhas ou puxadores de carros ou, ainda, prisão de passadores de drogas nas esquinas das cidades, enquanto outras  ações  teriam  a responsabilidade de cuidar da segurança externa, como chegou a ser ventilado. Seria, entendemos, uma maneira de burlar o sentido de soberania das nações.

No entanto, operações desse porte devem ser aplaudidas, por tratar-se de um assunto de segurança nacional, considerando o grande número de armamentos pesados que ultrapassam  nossas fronteiras e que, vez por outra, acontece das forças policiais apreenderem peças, quando especialmente, de batidas nos morros cariocas ou nas favelas de São Paulo.

Alem aplaudir tal medida, deve-se, ao mesmo tempo, lamentar que essas operações não sejam mais frequentes, pois além de quebrar o ritmo de açõesmarginais, têm o objetivo de defender a população dos braços criminosos, voltados principalmente, para a juventude.

As operações militares, nesse sentido, realmente interessam ao povo, pois tornam-se atividades de proteção ao futuro verde-e-amarelo.

Por Moacir Rodrigues
moacir@jornalagora.com.br


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."