Pesquisar aqui

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fronteira: Operação Ágata 5 divulga balanço com primeiros resultados


Na ocasião, os cães foram empregados em revistas a veículos que trafegavam pela rodovia

Operação Ágata 5 fecha o balanço de uma semana de atividades realizadas nos estados de Fronteira Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul com um total de quase cem mil vistorias, revistas e inspeções na área que abrange 3,9 mil quilômetros de faixa de extensão. No combate a crimes transfonteiriços e ambiental, até agora foram presas 17 pessoas. No extremo sul do Brasil, a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz) está com um efetivo de mil homens atuando 24 horas em missões nos municípios de Pelotas, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pedro Osório, Herval e Jaguarão.

Segundo a assessoria de imprensa da 8ª BIMtz, o relatório individual de cada Companhia será divulgado somente no final do Ágata 5, ainda sem data definida. Desde as 8h do dia seis, os militares estão em postos montados em áreas estratégicas para a execução de barreiras de contenção de estradas e patrulhamento fluvial (rio Jaguarão e canal São Gonçalo). Em Jaguarão, por exemplo, são cinco pontos de observação, uma vez que há trechos do rio que possibilita a travessia tanto a pé como a cavalo, de produtos ilícitos.

Para as ações, a Brigada conta com o apoio do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, 6º Batalhão de Engenharia de Combate, que em Santa Vitória do Palmar realizam o patrulhamento lacustre na Lagoa Mirim, na fronteira com o Uruguai. Já para o bloqueio e controle de estradas em Jaguarão, foram recrutados militares do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado (12º RCMec), que contou o apoio da Seção de Cães de Guerra do 3º Batalhão de Polícia do Exército. A fiscalização foi na BR-116, nas proximidades da Aduana de Jaguarão. Na ocasião, os cães foram empregados em revistas a veículos que trafegavam pela rodovia. Nos quatro estados ocorreram 943 bloqueios e controles de estradas, sendo que 49 veículos entre leves, motos, caminhões e ônibus foram apreendidos.

A assessoria da 8ª BIMtz informou ainda que uma unidade que integra a quinta edição da Operação Ágata está voltada somente para ações sociais, a exemplo da que ocorreu na Colônia de Pescadores Z-3 na primeira semana de ações. Atualmente, o posto está instalado em Herval na realização de operações de apoio à população, atendimentos médicos e odontológicos. A próxima missão das tropas no sul será uma atividade em Santa Isabel, às margens do canal São Gonçalo e que será divulgada ainda nesta quarta-feira (15).

Diário Popular

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."