Pesquisar aqui

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Greve dos bancários não muda data de vencimento de contas, alerta Procon-RS


Conheça as opções e quais operações financeiras que podem ser feitas em caso de agências 

Caio Cigana
caio.cigana@zerohora.com.br

Com o início da greve dos bancários previsto para esta terça-feira, dia 18, os correntistas devem ficar atentos às opções para realizar movimentações financeiras e ter acesso a outros serviços que podem ficar prejudicados em caso de agências fechadas.

Um dos pontos que mais precisa de atenção dos consumidores, lembra o Procon-RS, é que a paralisação não modifica a data de vencimento de contas.

— A greve não isenta as pessoas de cumprirem os seus compromissos — ressalta o diretor do Procon-RS Cristiano Aquino, lembrando que, por outro lado, as instituições financeiras devem oferecer alternativas ao atendimento presencial e dar publicidade a elas.

Com o avanço da tecnologia, os clientes passam a ter uma série de possibilidades para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular) e operações por telefone. Os correspondentes bancários que funcionam em supermercados, casas lotéricas, agências dos Correios e outros pontos comerciais credenciados também surgem como opção, ressalta a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Existe ainda a possibilidade de os correntistas procurarem agências que permanecerem abertas.

O presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Rio Grande do Sul (Sincoergs), Paulo Leonel Michielon, projeta que a paralisação fará o movimento diário das lotéricas aumentar cerca de 15%.

A greve, que deve afetar bancos públicos e privados, terá alcance nacional. O movimento foi deflagrado em virtude do impasse nas negociações salariais. Enquanto a categoria pede reajuste de 10,25%, o sindicato patronal oferece 6%.

AS ALTERNATIVAS

Caixas eletrônicos
Os caixas dentro das agências funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.

Operações
— Pagamento de contas (não vencidas), agendamento de pagamentos e DOC e pagamento de cartão de crédito.
— Saques, retirada de folha de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais (INSS, PIS/abono salarial, FGTS etc.
— Bloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Correspondentes
Estão espalhados em todo o país em pontos como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Operações
—Pagamento de contas de água, luz, telefone (com ou sem fatura), tributos municipais e estaduais, boletos de bancos. carnês, INSS/GPS, FGTS-GRF/GRRF/GRDE (com código de barras) e contribuição sindical (em dinheiro).
— Saque de dinheiro e benefícios como bolsa família, INSS, FGTS, seguro desemprego e PIS. O saque com com cartão magnético é limitado a R$ 1 mil ou três transações diárias.
— Depósito em conta corrente ou em conta poupança. A operação limitada a R$ 1 mil ou até três transações por dia.
— Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Internet banking
Opção cujo uso cresce a cada ano e com a disponibilidade de cada vez mais serviços.
Operações
— Consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas.
— Pagamentos de Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de conta (água, luz, telefone e gás), bloqueto de cobrança DARF/DARF Simples, Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), GFIP-FGTS, GPS-INSS, IPVA, DPVAT, IPTU/, GRCS, ISS, licenciamento de veículos e recarga de celular.
— Transferências entre outros bancos, TED e DOC eletrônico.
— Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático e empréstimos.

Mobile banking
Para ter acesso a este serviço, o cliente deve baixar o aplicativo (app) da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos.
Operações
— Por este canal, geralmente é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado (DDA). O serviço, no entanto, varia conforme a instituição e o relacionamento com o cliente.

Telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras.
Operações
—Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, de contas (água, luz, telefone, gás) e de imposto e taxas.
—Consultas de saldo e fatura do cartão de crédito, entre outros.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."