Pesquisar aqui

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

El Cid - a história sem oportunismo


El Cid, senhor da Espanha

Um dos maiores cavaleiros da Idade Média, ele foi eternizado como um herói a serviço dos reis cristãos. Mas os historiadores mostram que El Cid lutou com igual bravura pelos muçulmanos



Entre Deus e Alá

Veja a terra em que El Cid viveu

Durante a expansão do mundo islâmico, a Espanha foi uma conquista óbvia para os árabes que viviam no norte da África: ficava do outro lado do minúsculo estreito de Gibraltar. Em 711, chegou a primeira expedição muçulmana à península Ibérica. Antes do fim daquela década, praticamente toda a região seria dominada pelos muçulmanos. O reino islâmico na Europa foi batizado de Al-Andaluz – “terra de vândalos”, em árabe.
Os muçulmanos trouxeram gêneros agrícolas (como o arroz, a cana e a banana) e uma cultura que celebrava a poesia e a música. Em 1031, no entanto, guerras civis acabaram com a unidade entre os árabes europeus e os principados islâmicos se tornaram independentes. Na época de El Cid, eles se aliavam a reinos cristãos enquanto lutavam entre si.
No século 13, os cristãos avançaram na conquista dos territórios islâmicos. Para sua sorte, uma nova dinastia árabe, a nazarí, implantou um governo precário e instável. Era o fim de Al-Andaluz. Em 1492, o governante de Granada, Boabdil, se rendeu aos reis de Castela e Aragão e lhes entregou a última cidade árabe da Espanha.

---------------------------------------------------

Conta a lenda: No relato da história, El Cid teria sido colocado sobre seu cavalo branco, porém já morto pela doença, para motivar seus guerreiros no enfrentamento final contra os Mouros.

Da Hora: infelizmente, na vida cotidiana, ainda existem oportunistas se promovendo de 
'' El Cids '' da vida.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."