O lixo urbano de Pelotas começará a ser transportado para o Aterro Metade Sul, da Empresa Meio Oeste, no município de Candiota a partir da próxima segunda-feira(25). A empresa ficará responsável pelo transporte e disposição final de um volume diário de 180 toneladas de resíduos sólidos pelotenses. O ato inaugural será realizado às 11h, na Estação de Transbordo, na rua Herbert Hadler, 435.
A Empresa vai utilizar para o transporte quatro caminhões bitrem (com duas composições), com capacidade de 40 toneladas cada, explica o diretor da empresa Rubem Moritz, acrescentando que este trabalho será realizado 24 horas, com pelo menos oito viagens diárias. O deposito máximo permitido na unidade de transbordo (área coberta) será de 20 toneladas.
A Estação de Transbordo conta com pisos impermeáveis, sistema de drenagem e coleta de chorume, cobertura tanto no local de descarga como de recebimento de resíduos. Todo o local possui revestimento com tela específica de proteção para evitar a dispersão de resíduos, além de um sistema automatizado de pesagem e de iluminação, que permite operar 24 horas.
“Com o início do transporte do lixo domiciliar do Município, estaremos acabando definitivamente com o aterro controlado, que existe há mais de 40 anos e está saturado”, adianta o diretor-presidente do Sanep, Daltro Irigoyen, acrescentando que o aterro passará em seguida por um processo de recuperação e uso futuro, com recursos já assegurados junto ao Governo Federal na ordem de R$ 350 mil, através do PAC II.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com