Business Insider lista os vídeos e ações de marketing mais desastrosos do ano;
Pepsi, Hyundai, Ford e Facebook estão no ranking
Um strip clube no Facebook
Esta lista também deu o que falar nos Estados Unidos. A fanpage no Facebook de uma rede de clube de strippers chamada Spearmint Rhino's postou uma foto de um bebê e pediu para seus fãs adivinharem à qual garota do staff pertencia aquela foto de infância. O detalhe? A data registrada na imagem era de 1998, o que significa que a funcionária hoje tem apenas 15 anos, e, legalmente, não deveria estar trabalhando naquela empresa. O fato foi rapidamente destacado por leitores nos comentários, e o post, tirado do ar.
Pepsi e o vodu de Cristiano Ronaldo
Quando as seleções da Suécia e de Portugal decidiram na repescagem uma vaga para a Copa do Mundo de 2014, os portugueses saíram vitoriosos. Porém, antes da partida, um anúncio da Pepsi veiculado na Suécia torceu contra o resultado - e deu o que falar. A propaganda trazia um boneco de vodu do jogador Cristiano Ronaldo amarrado em cima de um trilho de trem. Após o protesto de torcedores, a filial portuguesa da Pepsi emitiu uma nota de desculpas.
"Nunca quisemos dar ao esporte um espírito de competição negativa. Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos", disse a empresa, que parou de veicular as peças
Ford Figo e o sequestrador Berlusconi
Em março, um anúncio da Ford envolvendo o ex-político e empresário italiano Silvio Berlusconi gerou polêmica. Na peça, três moças curvilíneas, supostamente ex-amantes do político, choram no porta-malas do seu Ford Figo. O tema sensível despertou uma recepção azeda para a peça, criada pela agência JWT de Nova Déli, na Índia. A Ford veio a público emitindo um pedido de desculpas oficial, e afirmou que o anúncio “vazou” na internet antes de ser aprovado e que o conteúdo, considerado ofensivo, é “contrário aos padrões de profissionalismo e decência na empresa”.