Reportagem publicada na revista Philadelphia Magazine repercute mundialmente e trajeto percorrido por Rocky Balboa em "Rocky II" será usado em maratona oficial.
Jornalista norte-americano calculou a distância percorrida pelo pugilista no filme Rocky II e concluiu que, em um único treino, beirava os 50km
Em 1979 o filme Rocky II chegou às telas do cinema mostrando Silvestre Stallone no auge da forma. Entre os muitos treinos de boxe, Rocky Balboa intercalava períodos no ringue com corridas pelas ruas da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Fã da série e apaixonado por corrida, o jornalista Dan MacQuade resolveu colocar este treinamento no mapa e calculou que o pugilista teria percorrido 48km em um único treino. A reportagem, publicada na revista Philadelphia Magazine, teve uma repercussão mundial e o jornalista recebeu contatos de centenas de fãs do mundo todo.
- É de longe a minha matéria com maior número de leitores. Recebi e-mails desde a América do Sul até o o leste Europeu. Não sabia que as pessoas amavam tanto o Rocky nesses lugares – contou à correspondente do Sportv Karin Duarte.
O cálculo da distância foi feito com base nos lugares reais por onde Rocky passou na ficção, começando pela casa de que sai saltando as escadas, passando por trilhos de trem, uma ponte, um mercado italiano e até o parque onde foi assinado o tratado de independência dos Estados Unidos.
- Tem uma cena famosa aqui no Independence Hall em que ele pula sobre os bancos do parque seguido por um monte de crianças. Já são os quilômetros finais do treino e ele ainda tem energia para saltar sobre os bancos depois de ter corrido cerca de 44km, o que é bem impressionante - disse o jornalista.
O treino de Rocky Balboa termina subindo as escadarias da Academia de Arte da Filadélfia onde, até agora, 34 anos depois, muitos moradores o copiam.
- É um bom trabalho cardiorrespiratório e você ainda tem que subir muito os joelhos e os pés por causa das escadas. É um bom lugar para se exercitar – conta a moradora, que se lembra da cena no cinema e diz que o lugar é muito popular entre turistas.
A novidade é que o percurso vai se tornar uma corrida de verdade em breve. Depois de ler a reportagem, a maratonista Rebecca Schaeffer decidiu organizar a prova por esses lugares simbólicos da Filadélfia.
- Achei uma idéia tão legal pegar um ícone da Filadélfia como o Rocky e misturá-lo com corrida. É importante respeitar a distância, mas vai ser divertido e passará por lugares muito bonitos da cidade –contou a organizadora da prova, que terá cerca de 50 km.
Responsável pelo traçado, o jornalista Dan MacQuade avisa que não tem condições de correr tudo isso, mas certamente estará na chegada para ver se os corredores terão o mesmo pique que seu ídolo.
Assista a cena original