Dom Orani Tempesta receberá o título em 22 de fevereiro. Anúncio foi feito neste domingo, durante oração do Angelus, no Vaticano
O Papa Francisco anunciou neste domingo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, os nomes de dezenove novos cardeais. Entre eles está o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. A cerimônia oficial de nomeação está prevista para 22 de fevereiro.
Após anunciar o nome de Dom Orani, o pontífice comentou: "São tantos brasileiros, não?", em referência ao público presente na Praça de São Pedro.
Dom Orani, de 63 anos, é um dos dezesseis cardeais – todos com menos de 80 anos – com poder de voto no pontificado de Jorge Bergoglio. Nesse grupo estão os cardeias que podem vir a eleger o sucessor de Francisco. São eles:
América Latina: Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Managuá (Nicarágua), Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago (Chile) e Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti).
Europa: Pietro Parolin, Secretário de Estado, Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia (todos da Itália), Gerhard Ludwig Müller, arcebispo emérito de Regensburg, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (Alemanha) e Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Grã Bretanha).
Canadá: Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec.
África: Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjão (Costa do Marfim) e Philippe Nakellentuba Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou (Burkina Faso).
Ásia: Andrew Yeom Soo-jung, arcebispo de Seul (Coreia do Sul) e Orlando B. Quevedo, arcebispo de Cotabato (Filipinas).
Outros três cardeais eméritos, sem poder de voto em caso de conclave para eleger um novo pontífice, foram nomeados: Loris Francesco Capovilla, arcebispo de Mesembria (Itália), Fernando Sebastián Aguilar, arcebispo de Pamplona (Espanha) e Kelvin Edward Felix, arcebispo de Castries (República Dominicana).