Aumento na conta de água pega moradores de surpresa
"Eu não tenho problemas em pagar esse aumento. O problema é pagar a mais por um serviço que não está tão bom assim", diz morador João Carlos Franco
Por: Bruno Marsilli - Diário Popular
O reajuste de 8,2% nas tarifas de água e esgoto, confirmado pelo Sanep, pegou os pelotenses de surpresa. Isso porque o aumento chega na época em que o abastecimento de água em vários bairros da cidade enfrenta problemas e têm afetado o cotidiano de milhares de moradores.
Residente no Areal, uma das zonas mais afetadas pela escassez de água no município, a dona de casa Lília Machado diz não entender os motivos do aumento nas tarifas. "Se paga mais de R$ 100 por mês e não se tem água. E ainda aumentam? Tem algo errado. Pagamos por uma coisa que nem estamos podendo usar direito", reclama.
Ao chegar na porta da casa do pensionista João Carlos Franco, a equipe de reportagem do Diário Popular surpreendeu o morador com a notícia. Até o momento, João não tinha conhecimento do aumento na conta de água. Curioso, interrompeu o trabalho que fazia no pátio e foi buscar as cobranças. "É verdade, já deu uma diferença. Eu não tenho problemas em pagar esse aumento. O problema é pagar a mais por um serviço que não está tão bom assim", questiona. Embora a situação tenha melhorado em relação ao mês de dezembro, o morador destaca a repetição do problema, constatado sempre na época de verão.
De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, o reajuste anual foi concebido em decreto ainda no mês de dezembro do ano passado, e é considerado indispensável para a manutenção e o subsídio da autarquia. "Esse aumento compensa defasagens salariais, de energia elétrica, produtos químicos e manutenção dos maquinários e viaturas. São muitos os custos para poder manter o Sanep", aponta Jacques Reydams.
Reclamações sobre cobranças
Alguns moradores reclamaram sobre o pagamento de uma taxa de excesso no consumo de água, mesmo enfrentando sérios problemas com a falta de abastecimento. Porém, segundo Reydams, as medições pertinentes às contas de água do mês de janeiro foram verificadas no mês de novembro, quando a situação era normal. "Essa medição não é de agora. Em fevereiro sim, a conta de água virá com a medição de dezembro onde enfrentamos essa dificuldade", explica.
O diretor-presidente do Sanep abriu ainda a possibilidade da população procurar a autarquia quando há suspeita de falha nos hidrômetros. "Nesse caso é necessário procurar o Sanep para que possamos fazer uma verificação no funcionamento dos hidrômetros e, caso seja detectado algum problema, haverá o ressarcimento ou o desconto nas próximas cobranças", completa Reydams.
Debate
Uma audiência pública deve ser realizada nesta quinta-feira (16), às 19h, na Câmara de Vereadores, para debater a falta d’água e de energia na cidade.
O encontro deve contar com as presenças do presidente do Sanep, Jacques Reydams, e o gerente regional Sul da CEEE, Cláudio Renê.