Ar-condicionado limpo, saúde em dia
Limpeza dos filtros dos aparelhos de refrigeração garante ar puro e climatizado para toda a família
Por: Daiane Santos - Diáiro Popular
Com as temperaturas em alta, ter um ar-condicionado em casa deixou de ser um luxo, para assumir status de necessidade. No entanto, muitos consumidores acabam deixando de lado um aspecto importante para quem tem um aparelho desse tipo: a manutenção. Após a compra, o ideal é a limpeza quinzenal dos filtros do ar-condicionado para evitar o acúmulo de fungos anemófilos, principais causadores de doenças como rinite, sinusite, bronquite e até pneumonia. Quem explica é o médico pelotense Alcino Alcântara Filho, especialista em alergias e imunidade.
Ilustração |
Segundo ele, no verão o número de pessoas que utilizam aparelhos de climatização aumenta e estas ficam mais sujeitas a variações bruscas de temperatura, ao ressecamento das vias aéreas e, por consequência, a problemas respiratórios. Além disso, a falta de manutenção dos equipamentos faz com que fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros se acumulem no aparelho, trazendo riscos à saúde.
“O ar-condicionado oferece um ambiente propício aos fungos. Eles gostam de calor e umidade, e se o filtro não for limpo periodicamente a pessoa passa a respirar aquele ar cheio de agentes nocivos.”
A proprietária de uma empresa especializada, Mirela Rodrigues, amplia as orientações ao afirmar ser necessária uma limpeza total do equipamento pelo menos uma vez por ano. “Isso aumenta o rendimento e faz com que a vida útil seja maior”, garante a especialista. Ela orienta os consumidores a tentarem fazer esta manutenção no inverno, para evitar passar calor no verão. “Os filtros são mais fáceis de limpar. Agora o aparelho é bem trabalhoso e demanda mais tempo.”
Limpeza sem mistérios
A limpeza do aparelho de refrigeração, com a lavagem e manutenção das peças internas, só deve ser realizada por um técnico ou empresa especializada. Já os filtros podem ser limpos em casa mesmo. O primeiro passo é desligar o ar- condicionado da tomada e remover os filtros. A lavagem dos filtros laváveis pode ser feita com água e sabão neutro, tomando cuidado com a secagem da peça, antes de recolocá-la no lugar. No caso de modelos de filtros não laváveis, a sujeira deve ser removida por um aspirador de pó. “Quem fizer isso vai ver a diferença que dá no rendimento”, diz Mirela Rodrigues.
Melhor escolha
No caso dos aparelhos de refrigeração, o que garante um bom desempenho é a potência do produto, e para saber qual a ideal é preciso levar em consideração o tamanho do cômodo e a quantidade de pessoas que costumam circular pelo local. Além disso, deixe portas e janelas sempre fechadas e não mude de quente para frio, e vice-versa, a todo momento. Para maximizar o desempenho durante o resfriamento do cômodo, direcione o ar para cima.