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terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FACEBOOK COMPLETA 10 ANOS

Facebook faz 10 anos nesta terça-feira

Uma empresa que há dez anos não existia tem hoje 1,23 bilhão de usuários. Surpreendente, especialmente se lembrarmos que a rede criada por Mark Zuckerberg, que comemora nesta terça-feira sua primeira década, nasceu 'exclusiva', para uma elite de uma universidade americana. Povoado por jovens em seus primeiros anos, o site tem cada vez mais adultos. Há até quem diga que a rede vai desaparecer por completo em alguns anos. Mas, qualquer previsão é difícil, como era difícil imaginar que a plataforma que nascia há dez anos teria, em 2013, um lucro de US$ 1,5 bilhão, e todo ele calcado na vigilância intensa de seus usuários _ gente que parece ter crise de abstinência se não rolar a tela do celular na sala de espera de um consultório e que precisa compartilhar compulsivamente cada momento de sua vida (sim, isso inclui o que está prestes a comer) com seus 'amigos'.


Pew Internet Research acaba de publicar estudo feito no final de 2013. 

Em resumo:

1. A saturação com as publicações próprias e de seus amigos e o aborrecimento por ter sido marcado em publicações sem autorização encabeçam a lista das coisas que mais desagradam aos usuários da plataforma;

2. Mulheres e homens têm razões diferentes para utilizar a rede, mas ambos gostam de compartilhar fotos e vídeos de amigos e conteúdo humorístico;

3. A metade dos usuários adultos tem mais de 200 amigos;

4. Usuários 'curtem' bastante as publicações dos amigos, mas não atualizam seus perfis com a mesma frequência.

'Saímos do Facebook' 

Sobre a força da rede social na mobilização de protestos sociais, Eliseu Barreira Junior, coordenador de Comunicação e Conteúdo do Scup, diz que, inegavelmente, o Facebook ajudou a catalisar diferentes movimentos, como a Primavera Árabe, o Occupy Wall Street e as manifestações brasileiras. "Sem a rede social, provavelmente esses acontecimentos seriam menos conhecidos, a mobilização popular seria menor e só poderíamos contar com os relatos da imprensa ou do governo".

Mas não fez isso sozinho:

_ Esses protestos não chegam às ruas se não houver na sociedade a disposição para o engajamento em torno de determinadas mensagens e acontecimentos. O sociólogo espanhol Manuel Castells disse, certa vez, que não basta um manifesto no Facebook para mobilizar milhares de pessoas. A mobilização depende do nível de descontetamento popular e da capacidade de disseminação de imagens e palavras pelos líderes dos movimentos. Obviamente, no mundo digital, ferramentas como o Facebook ajudam a dar vazão a isso. Elas oferecem um canal de comunicação gratuito e escalável para quem tem acesso à internet. Aliadas aos desejos do povo, se tornam armas poderosíssimas contra qualquer tipo de injustiça. Com a ajuda das redes sociais, podemos lutar por um mundo mais aberto, horizontal e conectado. Essa foi uma das principais conquistas que presenciamos nos últimos dez anos.

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