Pesquisar aqui

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CONTRA DENGUE EM 20 MINUTOS

Pesquisa desenvolve aparelho que detecta vírus da dengue em 20 minutos
Cientistas da USP observaram concentração da proteína NS1 na gema do ovo

Um aparelho portátil e de baixo custo, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física da USP, é capaz de diagnosticar com precisão pacientes com o vírus da dengue em apenas 20 minutos. A novidade está sendo possível porque um estudo mostrou alta concentração da proteína NS1, produzida pelo vírus.



Atualmente, o exame para detectar a doença só pode ser feito no sexto dia, o que faz com que ela seja confundida com outras infecções e nem sempre tratada da forma adequada. A demora no diagnóstico pode levar, especialmente nos casos de reincidência, à morte.

— O teste convencional não pode ser feito nos primeiros dias porque ele mede a concentração de anticorpos. Já o novo aparelho detecta a proteína já nos primeiros dias— diz o professor Francisco Guimarães

O dispositivo, similar ao que é utilizado na medição de glicemia, funciona da seguinte forma: o anticorpo que reage à proteína NS1 é cultivado na gema do ovo. Em seguida, ele é colocado em alta concentração sobre uma membrana metálica, a qual em contato com o sangue infectado, reage eletricamente.

Guimarães destaca que a utilização de ovos de galinha para produzir os anticorpos foi uma das formas encontradas para baratear o custo do produto. O aparelho deve custar entre R$ 100 e R$ 200.

— A ideia é que todo posto de saúde, mesmo em lugares mais remotos, possa fazer o teste rápido, sem que o sangue tenha que ser levado para grandes centros. Evita-se a demora no resultado, pois é um teste direto— explica o cientista.

Ele espera que, em no máximo dois anos, o dispositivo esteja disponível para venda. O protótipo terá de passar ainda pela etapa de desenvolvimento do produto, de validação pela Anvisa, de produção e só então a etapa de venda. A próxima fase da pesquisa é desenvolver biossensores que identifiquem o tipo de vírus da dengue.

Diário Catarinense

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."