Estaleiro em crise no Rio pode demitir até três mil funcionários
Trabalhadores do Estaleiro Ilha S.A. (EISA) estão em férias coletivas desde o dia 8 de junho e só retornariam ao trabalho nesta segunda-feira (14), após um adiamento do retorno, marcado inicialmente para o dia 30 de junho.
No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), Alex Santos, a empresa decidiu prolongar mais uma vez as férias coletivas até o dia 28, quando promete a volta ao trabalho. Os trabalhadores fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (14) e promovem uma nova manifestação na próxima quarta-feira (16), na Candelária. Segundo eles, os salários estão atrasados há mais de um mês, e o vale-refeição não é distribuído há dois meses. O medo é que a empresa dispense os funcionários.
Segundo Alex Santos, o Estaleiro Ilha informou que está tentando mudar o controle acionário da empresa e pediu o prazo até o final do mês para negociações. Sobre o risco do fim da empresa, ele comenta: “Eu diria que esse risco existe, seria leviano dizer que não”.